Este foi o lugar que escolhemos para estacionar nossa Camper (fev/2015), na região de Capitólio e do lago de Furnas. Visitamos vários outros campings na área, mas foi este que nos ofereceu a estrutura mais adequada para deixar nosso equipamento de forma autônoma (fora do carro) e estava localizado nas margens do lago de Furnas, onde se encontravam os principais atrativos turísticos. A pousada também é uma das principais operadoras dos passeios de lancha pelo lago.
Observe nas fotos aéreas abaixo, como a água do lago de Furnas recuou. Este esgotamento vem ocorrendo faz 4 anos (de acordo com os moradores) e hoje atinge a marca de 18 metros, mas foi em 2013, que o fenômeno foi impressionante.
A água da represa de Furnas contornava a piscina da Pousada. Estima-se que serão necessários 6 anos de chuvas abundantes para que haja uma recuperação do nível original. Fomos atualizados por amigos, agora em janeiro/2016, que 11 metros já foram recuperados no nível da represa. Ótimas notícias.
O camping recebe barracas e pequenos MH´s. O acesso é feito por terra (2 km do asfalto), em condições razoáveis e o limite do portão de entrada é de 3 metros de altura. Sugere-se que o veículo não tenha mais que 6 metros de comprimento.
Estacionamos nossa camper e liberamos o carro. O terreno plano facilitou bastante estabelecer nosso acampamento.
O camping conta com grande área para barracas, quiosques munidos com churrasqueiras, ótimas piscinas, bar e restaurante muito bem equipado, que funcionou todos os dias, mesmo com a pousada quase vazia, oferecendo café da manhã, almoço e jantar. O cardápio trazia toda a culinária mineira.
Os banheiros com água quente, estavam impecáveis, abastecidos e foram limpos todos os dias. O profissionalismo da equipe de funcionários, comandada pelo Antônio, foi um destaque. Mesmo com a pousada bem vazia, toda a estrutura estava funcionando normalmente.
A área de camping e estacionamento de MH´s oferece energia 110v e saída para água servida. A caixa d’água pode ser completada a partir de um ponto junto aos banheiros.
A internet sem fio é forte na área junto ao restaurante e à recepção, onde estão os roteadores. O sinal de telefonia celular é muito fraco. Conseguíamos usar a VIVO num ponto específico próximo à entrada da pousada. Passamos ótimos 5 dias acampados.
Fredy se divertiu bastante com as galinhas de Angola, que diariamente passavam em revista a área de camping, atrás de alguma novidade. A proximidade com o Restaurante do Rio Turvo, nos permitiu saborear a famosa Traíra eviscerada e recheada, que mais a frente vamos destacar no post da viagem.
Procurando onde ficar em Capitólio? Aproveite e faça uma pesquisa no Booking e encontre o que procura.
Para obter detalhes sobre as tarifas, acesse o link oficial do camping.
Coordenadas Geográficas – Lat 20°38’53.11″S / Long 46°13’34.06″O – 775m altitude
Baixe aqui o Arquivo.kmz para abertura no Google Earth, para ver a área ocupada pelo camping.
Triste demais ver essa falta de água. Em outubro passado rodei por uma semana pelos distritos de Ouro Preto e fiquei estarrecida com o que vi. Os moradores estão assustados, racionamento já estava ocorrendo há meses segundo eles. Fui em busca de cachoeiras, que sempre foram abundantes na região, e o máximo que encontrei foram alguns respingos. Lamentável. Estou querendo conhecer a regiao de Furnas, mas tô até ficando desanimada. Ainda vale a pena a visita ou melhor esperar um pouco mais (e torcer pelas chuvas)?
Oi Amanda. Obg pela visita. Sim, ainda vale a pena ir conhecer o lago de Furnas (Mar de Minas). A recuperação deve demandar uns 6 anos de chuvas normais. Melhor ir logo, enquanto ainda tem nível para realizar os principais passeios. Abs
Ótimas dicas Carlos. A região parece muito bonita.
Abraço
Sem duvida. Vale a pena a visita na região. Obg
Fui em 2009 e as aguas do rio cobriam a piscina natural, inclusive as mesas de pedra….tenho ate foto pescando na piscina. Mas foram alguns dias inesquecíveis, lugar fantástico. Vi a foto do final de 2013 que postou. Imagino como estaria no final de 2014…..agora em 2015 as chuvas voltaram em grande volume aqui em SP, mas acredito que o problema na região nao melhore tão cedo….queria voltar pra visitar a região, mas vou esperar esta crise diminuir….
Olá Marcelo. Obg pela visita. Também queremos voltar na região, para explorar um pouco mais a parte alta da Serra da Canastra. Estamos na torcida por mais chuvas e regulares. Grande abraço
Olá amei as dicas, sera que ainda compensa conhecer esse lugar mesmo com a falta de chuva?
Abraços
Sim Thais. Vale a pena sim. Colegas que voltaram de lá agora, informaram que o nível do lago recuperou 4 metros. E não tem chovido por lá. Tempo sempre bom. Bom passeio e obg pela visita.
Estivemos na região em fev/2016. A represas estava em abastecida, as cachoeiras com muita água. Foi um passeio perfeito ainda faltando 5m de água na represas. Pode ir tranquilo.
Show. Obg por nos atualizar.