O inverno chegou!!
Acampar nestes tempos pode conferir muito charme e prazer aos campistas, mas também alguns perrengues para aqueles que se deixam pegar despreparados.
A máxima que diz:
“NÃO EXISTE FRIO, EXISTE EQUIPAMENTO INADEQUADO”,
é a mais pura verdade e, ver-se aprisionado numa situação difícil, pode ser muito traumático. Dentre os campings que já visitamos, selecionamos 5 deles (até 300kms do Rio de Janeiro), para sugerir uma investida neste inverno. Alguns ainda planejam atividades típicas da estação, como as deliciosas festas juninas e julinas.
- Camping Dona Esmeralda – Serra da Bocaina – São José do Barreiro/SP. Distante apenas 177kms do Rio de Janeiro é uma das nossas opções preferidas. A estrutura do camping é completa, com muito espaço e uma grande oferta de água.
As opções para passeios são muitas.
Veja como foi nossa passagem pelo Dona Esmeralda.
Veja mais na página do camping no Facebook. - CCB de Muri – Nova Friburgo/RJ. Um de nossos favoritos também. Com a clássica estrutura do CCB, este camping tem o privilégio de estar plantado numa região de serra abençoada com muita água e um clima especial. Tudo funciona muito bem.
A administrador e amigo João realiza todo mês um evento social, integrando os campistas mensalistas e os visitantes.
A esperada festa junina, deverá ser julina. Data ainda a confirmar e nós estaremos lá. Venha você também.
Veja mais informações sobre o camping de Muri.
Veja algumas dicas do que fazer na região. - Camping de Tiradentes – Tiradentes/MG. Na linda Tiradentes, fica o camping administrado pelo querido casal Sr. Luiz e D. Isabel. Fica distante apenas 4kms do centro de Tiradentes, ou se você quiser caminhar pela linha do trem, serão somente 3kms até a estação da Maria Fumaça.
Não podemos esquecer de registrar as delícias que saem da cozinha de D. Isabel. Vai um pão de queijo de panela?
Além de visitar a linda Tiradentes e arredores, não se esqueça de fazer uma incursão na Serra de São José. Estivemos lá.
Conheça melhor o camping Tiradentes. - CCB da Serrinha do Alambari – Resende/RJ. Considerado por nós, até o momento, como o mais bonito dentre todos que já visitamos. Localizado entre Penedo e Visconde de Mauá, no local chamado de Serrinha do Alambari-RJ, nos surpreendeu com a beleza natural, a amplitude dos espaços, a conservação e o cuidado com os detalhes.
A beleza natural é o principal atrativo do lugar. Inúmeras cachoeiras e trilhas estão ao alcance de todos os campistas.
Conheça mais sobre o CCB da Serrinha do Alambari. Veja também o que mais há para se fazer na região da Serrinha do Alambari. - Recanto dos Carvalhos – São Lourenço/MG. Outra ótima opção para passar um friozinho com bastante conforto. Muito espaço para barracas e VRs. Incríveis fogões e fornos a lenha estão disponíveis para os campistas. Boa oferta de banheiros e ampla área de lazer. Chama a nossa atenção o cuidado na conservação dos ambientes e a limpeza.
Veja mais um pouco do Recanto de Carvalho em nossa visita por lá. E o que ver e fazer em São Lourenço estão aqui nas nossas dicas.
Mas e o frio? Colecionamos algumas dicas interessantes, para que seu acampamento de inverno seja um sucesso.
- Não subestime o frio do lugar para onde você vai! Especialmente em lugares altos, pode fazer calor de dia, mas de noite esfria e venta muito. Leve um saco de dormir que aguente o tranco e roupas que esquentem bem. Uma dica legal também é fazer alguns polichinelos antes de entrar no saco. Isso fará com que o calor do seu corpo aumente, e logo em seguida você poderá entrar no saco de dormir. O saco de dormir não foi feito pra esquentar, ele apenas segura o seu calor corporal. Lembre-se também de utilizar um isolante térmico por baixo do saco de dormir. Colchões de ar não são muito aconselháveis no frio pois esfriam rapidamente.
- Tenha uma barraca com resistência à chuva. Passar frio é ruim, mas passar frio molhado além de ser ruim é perigoso! Prepare-se.
- Certifique-se que deixou sua barraca ventilada para a noite. Por mais frio que esteja lá fora, a barraca irá condensar por dentro com o calor de seu corpo e deverá estar ventilada para minimizar esta condensação.
Se a barraca não estiver ventilada você acordará todo molhado, com o sobre teto da barraca repleto por gotículas d’água. - Escolha um local apropriado para montar sua barraca, de preferência abrigado do vento e que receba o sol da manhã, para secar seu equipamento e o sereno que sua barraca recebeu durante a noite. Tenha certeza que o chão não empoça…
Não monte sua barraca em baixo de árvores, pois enquanto você dorme um galho enorme pode cair em sua cabeça que você não vai nem ver, evite montar sua barraca em terrenos esburacados, caso chova formarão poças d’água gigante em baixo de sua barraca. - Tenha um bom isolante térmico, que o afaste do frio do chão. Uma dica legal que você pode usar, também, são os cobertores de emergência como chão dentro da barraca, para aumentar o isolamento.
- Deixe em casa duas coisas muito importantes para o dia a dia das cidades e absolutamente supérfluas/quase perigosas para o dia a dia ao ar livre: calça jeans e camisetas de algodão. Ambas demoram para secar e não esquentam quando molhadas. Pelo contrário, resfriam tremendamente e, claro, te deixam gelado!
- Não esqueça de um bom par de meias, luvas, cachecol e um excelente gorro, pelo menos 25% do calor do corpo sai pela cabeça…
- Garrafas PETs podem servir de saco de água quente. Encha-as com água quente e coloque-as dentro do saco de dormir (bem fechadas), para esquentar.
-
Os dias são mais curtos no inverno, ou seja, a noite chega mais cedo. Planeje sua caminhada ou qualquer outra atividade de acordo com os horários do sol, para que você tenha tempo suficiente de armar o acampamento antes da noite chegar. O fim da tarde costuma ser um horário bastante frio. Se você já puder estar com tudo pronto e aquecido com uma roupa limpa e seca será muito melhor.
fonte: nautika.com.br
Outra excelente matéria são as 25 dicas formuladas pelo pessoal do fuiacampar.com.br. Vale uma leitura atenta.
E não esqueça de seus animais de estimação. Lembre que todo o frio que você pode estar sentindo, eles também estarão. Equipe seu PET com o que for necessário para seu conforto. Uma forma de saber se seu amigo de 4 patas está passando frio, é checar a temperatura da ponta de sua orelha. Se estiver muito fria, trate de aquece-lo. Na dúvida, melhor não levá-lo. Aproveite para conhecer alguns PET´s campistas?
Oi! Nunca fiquei hospedado em camping! Deve er uma experiência bem diferente, com o contato direto com a natureza. Pela inexperiência, nunca tinha ouvido em ventilar a barraca para evitar a formação de gotículas durante a noite. Show de post!
Que texto mais perfeito para quem pretende acampar no frio!!! Eu acampei poucas vezes, há muitos anos, quase sempre no verãozão nordestino, mas uma vez foi no frio. Tudo meio improvisado, mas sobrevivi. O que eu me lembro foi do terror de tomar banho gelado, no frio, num chuveiro ao ar livre, pois o Camping estava lotado e não tinha banheiro suficiente para todo mundo. rsrs
Rsss. Isso acontece mesmo, nos feriadões e verão. Por essas e outras que levamos nosso trailer junto. Viajar é muito bom, mas conforto tb ajuda muito a deixar somente boas lembranças. rsss.
É verdade. Existe muita ciência por trás de uma acampamento bem sucedido. Obrigado pela visita.
Nunca acampei, mas tenho muita vontade de fazer uma road trip num motorhome com meus filhos. Nossa ideia é fazermos a costa da California, mas com certeza numa época adequada, nem verão total que é quente demais por lá nem no inverno. Depois desse post então acho que vou escolher ir na primavera :).Super explicativo, parabéns.
Ótimas dicas! Adoro acampar, mas no inverno realmente é preciso estar bem preparado e com equipamentos de qualidade.
Que texto bacana!!! Adorei as dicas. Eu não curto acampar, mas aprendi muito lendo o seu texto. Não imaginava,por exemplo, que era preciso deixar a barraca ventilar de noite. Parabéns!!!
É mesmo. Tem muita experiência atrás da ciência na hora de acampar.
De fato. Obg pela visita.
Desejamos rudo de bom na sua investida. Escolheu a época certa.