Nosso Fredy, o gato viajante, pediu espaço no Blog para tratar do assunto “Bolsa Primordial”, que vem sendo confundida com “barriga de chopp”, “gravidez”, “pelanca” e muitos outros adjetivos equivocados. 😾😾😾
Você sabia que isso na barriga dos gatos não é gordura?🤔 Isso é o que chamamos de “Bolsa Primordial“.
A bolsa primordial é uma espécie de flacidez abdominal, mas não tem nada a ver com excesso de gordura. Este “excesso” de pele, que balança quando os gatos andam, é uma herança de seus ancestrais.
A bolsa primordial desempenha 3 interessantes funções:
⠀
1) Proteção: esta pele extra funciona como um escudo de proteção para os órgãos vitais localizados nesta região. E pode ser muito útil durante uma briga, especialmente porque os gatos costumam virar de barriga pra cima em alguns momentos nas brigas, utilizando as patas traseiras para chutar seu oponente.
2) Flexibilidade: o excesso de pele nesta região permite que a barriga possa se esticar mais e facilitar os habituais movimentos em saltos e corridas.
⠀
3) Expansão do abdome: a bolsa primordial também ajuda a expandir o abdome, permitindo aos gatos o armazenamento de quantidades grandes de alimento. Claro, essa função é mais útil na natureza para felinos selvagens, onde eles podem ficar vários dias sem encontrar uma potencial caça e quando encontram acabam precisando ingerir grandes volumes de alimento.
A bolsa primordial em gatos é um resquício ou herança genética das primeiras raças felinas na natureza. Serviu como uma forma de ajuda de subsistência em face das necessidades ou calamidades que poderiam ocorrer na natureza.
Nem todos os gatos têm uma bolsa primordial, como mencionado acima, essa característica não depende de sexo, idade, raça ou raça mista, condições individuais ou do ambiente em que vivem. Trata-se de uma herança genética que pode ou não desempenhar um papel, dependendo do gato. Entretanto, há algumas raças de gatos que precisam apresentar uma bolsa primordial para serem consideradas puras.
A bolsa primordial não é exclusiva apenas para gatos. Grandes felinos como leões, onças e tigres também a possuem e desempenham as mesmas funções.
Feitos os esclarecimentos, Fredy agradece a atenção de todos.
Quer conhecer um pouco mais do Fredy? Veja no vídeo abaixo, feito durante nossas viagens.