Passeio para o Arquipélago de Abrolhos – Um sonho realizado
set/2013 – Indescritível!!! Só quem já foi, sabe da emoção de ver as baleias, tartarugas, peixes dos mais variados, uma natureza ímpar, os Atobas, as águas claras e brilhantes de Abrolhos…
Com 3:30h de navegação no catamarã Andarilho (70 km mar adentro), que saiu de Caravelas-BA, chegamos bem próximo das baleias Jubarte que todo ano retornam a esta região de águas mais quentes para acasalar e dar a luz, sempre no período de julho a novembro. Fizemos o passeio com a operadora Horizonte Aberto.
O Custo foi de R$ 250,00 por pessoa, com direito a café da manhã e almoço. Ótimo atendimento e, apesar das grandes ondas, o comandante (Jean Pierre) nos deu total segurança.
Ao desembarcar em Abrolhos percorremos uma trilha para ver os Atobas. É a espécie mais comum em Abrolhos, reproduzindo-se em todas as ilhas do arquipélago com as maiores concentrações nas ilhas de Santa Bárbara, Siriba e Sueste. Uma estimativa da população nidificante em julho de 1994 indicou a presença de cerca de 800 indivíduos com ovos e/ou filhotes no arquipélago.
Depois da caminhada, duas horas para mergulho nas águas quentes e transparentes que abrigam peixes coloridos, caramujos e corais de todas as cores.
A JUBARTE
Também chamada de corcunda ou cantora, é uma das doze espécies de grandes baleias existentes no mundo. É conhecida por seu temperamento dócil e pelas acrobacias que realiza, saltando e exibindo a cauda, que é sua impressão digital. Podem alcançar 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas.
São famosas pelo desenvolvido sistema de vocalização: o seu canto melancólico, de construção musical sofisticada, é repetido pelo macho. Acredita-se que uma das funções prováveis desse canto seja atrair a fêmea para acasalamento.
No filme a seguir, nós tentamos compilar os melhores momentos de todo este passeio. Como disse antes, inesquecível!!!
Quer ouvir o canto das Jubartes? Clique aqui.
Conheça mais um pouco sobre as baleias e Abrolhos nos links a seguir:
Ola. Minha dúvida e qual engate devo instalar numa fiat toro volcano diesel 4×4.
Ela pesa 1670 kg e vou usar um trailer para 02 cavalos porém vou carregar apenas um animal e o peso total da carga deve ser em torno de 1200 kg. Minha dúvida e quanto ao engate pois encontrei na maioria apenas com especificação para 700kg. Como devo proceder pois tenho receio de acidente. Agadeço desde já sua atençao e parabens por suas valiosas informaçoes aos interessados.
OLá Pascoal. Obg pelas palavras e pela visita. Seu peso total é o memso que meu KC380 tinha. Eu puxava com uma Pajero Tr-4 (1350kg). A equação peso reboque x peso rebocador estava dentro do ideal (peso reboque<peso rebocador).
Mesmo assim, meu engate estava homologado para 1500kg.
No seu caso, seu reboque deve ter 2 eixos (4 rodas) e suspensão em feixe de molas, tudo para oferecer o máximo de conforto ao cavalo. Portanto, todo o peso do reboque vai estar apoiado na sua própria suspensão, aliviando o peso sobre a bola do engate, que nunca deve ultrapassar 100kg. A homologação para 700kg me parece insuficiente, pq não sobe para 1500 quilos?
Sua Toro pesa 1870 quilos. Mais do que o ideal. Eu só lhe peço que acompanhe BEM quem vai fazer a instalação de seu engate na Toro. Os chassis mais novos são integrados ao monobloco, com longarinas separadas da carroceria.
Não adianta estar super dimensionado se a instalação for mal feita. Veja o que passamos com nosso engate e nossa Pajero. Eu conto neste link.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html
Vi agora que vc está pensando em adquirir estes engates prontos. Não aconselho. Basta ver que os pontos de fixação são insuficientes e não há compensação do balanço vertical. Isso vai rasgar sua longarina, nos parafusos. Esses sim são insuficientes.
Não sei onde mora, mas vc precisa procurar uma empresa especializada em carretinhas e fabricação de engates, com selo de homologação do INMETRO. Seu engate precisa ser feito sob medida e com reforço. Me diga onde mora, que tento lhe informar a melhor casa para fazer isso.
Sempre a sua disposição. Quando montar seu conjunto, mande uma foto para publicar aqui. Grande abraço.
Bom dia Amigos. Mais uma vez obrigado por sua ajuda. Moro em Piraquara Pr, próximo de Curitiba. Fico no aguardo para Voce me indicar uma casa especializada para fazer este engate que Voce citou no comentario anterior. Para 1500 kg.
Atenciosamente. Obrigado Obrigado Obrigado.
Pascoal. Aí vão as dicas enviadas pelos amigos da região de Curitiba.
– Wendtcar.com.br – Rua Haiti, 209, Rio Verde, Colombo/PR – 41 9648-1166 e 3128-9239
– JM Engates (Engate Veicular) – R. Jacob Macanhan, 3554 – Centro, Pinhais – PR, Tel 41 3668-1562 – Contato Ricardo
– Só Trailers: Endereço [8]: R. Domingos Fernandes Maia, 637 – Bairro
Alto, Curitiba – PR, 82820-430 Telefone [9]: (41) 3367-8373 Contato Celso
Qualquer coisa estamos à disposição
Bom dia. Desde já agradeço as informações que com certeza irão resolver o meu problema. Parabéns novamente pelo seu blog e pelas prontas respostas. Obrigado e grande abraço.!
Boa noite, sou Sandro de Macaé-RJ. Gostaria de receber informações de como montar um mini trailer a partir de um carro usado. Desmontei a frente de um fiat premio 93 e cortei essa frente preservando do freio de mão para trás com o assoalho do motorista ficando o comprimento aproximado de 2,20cm. Irei preservar a altura original do carro para usá-lo somente como dormitório. Qual o tipo adequado de estrutura frontal para o engate? Agradeço desejando muita saúde e paz para todos.
Opa Sandro. Sõa questões muito técnicas para mim. Conheço colegas que fabricam minitrailers e outros que documentam produções caseiras, mas não posso indicar quem faça alterações tão complexas como essa.
Abs
Bom dia, comentei antes porem acho que nao apareceu, estou querendo comprar um winnebago micro minnie 1706 fb 2016, porem estou com um pouco de receio pois o mesmo no fabricante pesa 2500 Kgs, e meu carro é um Azera 3.3 V6 de 265 cv, sera que vou conseguir puxar esse trailer com segurança. Tenha um bom dia meu amigo.
Olá Ramarcam.
Vai puxar sim, e muito bem. Seu Winnebago tem 2 eixos, o que torna a tarefa de rebocar bem mais simples.
Seu Azera 3.3 vai dar conta sem problemas. Preocupe-se com a qualidade do engate e na manutenção do freio do Winnebago. No resto, manter a velocidade máxima de 90kms/h e tenha boas estradas.
Quando tiver o conjunto montado, mande uma foto para publicar em nosso artigo sobre a arte de rebocar. http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/08/o-mito-do-conjunto-carroreboque.html
Abs