O temido “efeito pêndulo”, responsável por muitos acidentes, alguns fatais, existe, deve ser sempre considerado e levado muito, muito a sério. São inúmeros os fatores que contribuem para aumentar as chances de enfrentar essa emergência. O conjunto carro-trailer perfeitamente combinado não existe, no meu ponto de vista. Os quesitos a considerar são muitos e alguns de difícil determinação.
Muito li sobre o assunto e ouvi muitas conversas, incluindo algumas experiências reais. Minha conclusão pessoal é:
A viagem começa no instante em que você coloca o carro na estrada e deve ser apreciada desde já. A pressa (velocidade) para chegar é um dos principais fatores apontados nas pesquisas e discussões. Como não gosto de chegar aos meus destinos a noite, programo paradas com pernoite, de forma a manter o controle de tempo e rodar sempre de dia.
Controlo a velocidade em 80 kms. Pode parecer muito lento em alguns trechos de estrada, principalmente quando se avista uma subida a frente. A vontade de lançar o conjunto (velocidade lançante) para obter um ganho na subida é um grande erro. Da mesma forma, deixar o conjunto ganhar velocidade nas descidas é outro erro importante. Em serras, desça engrenado para evitar que o trailer passe a empurrar o carro.
Volto a dizer. Inicie sua viagem como se já estivesse desfrutando dela. Vá devagar e com controle total de seu conjunto. Se alguém vai chegar antes de você, peça para guardar seu lugar. Não se apresse por nada. Aprenda a dirigir para os outros, auxiliando os veículos mais rápidos a ultrapassá-lo com segurança.
Dentre todos os artigos que pesquisei, escolhi este, disponível no portal do Macamp como um dos melhores sobre o tema.
Um vídeo muito interessante, que mostra em laboratório o efeito de pêndulo, vale ser visto. Além do deslocamento de ventos laterais, a distribuição de peso no trailer ou na carreta também pode fazer você perder o controle do seu conjunto.
O vídeo intitulado como distribuir o peso no reboque induz a um grave erro, onde diz que devemos concentrar peso sobre a munheca. O que o vídeo demonstra é a variação do momento de inércia do conjunto. Ao colocar o peso para trás aumenta-se o momento de inércia levando o conjunto a desestabilizar mais facilmente e no momento que mudo o peso para frente, reduzindo o mom de inércia aumento a estabilidade. O demonstrador induz a que se pense que aumentando o peso na munheca aumento a estabilidade. Não entrem nesta furada, peso excessivo na munheca aumenta o risco de quebra como tb desestabiliza o veículo rebocador pois este terá sua suspensão traseira com curso reduzido fazendo bater a mesma nos limitadores, e consequentemente instabilizando o veículo.
Olá Mário. Acredito que o vídeo não está afirmando que se deve aumentar o peso sobre a munheca/lança. Acho que a mensagem foi de que não se deve concentrar o peso na traseira.