Não precisa ir para as Maldivas ou Cancún para mergulhar. No Brasil há diferentes destinos com paisagens paradisíacas para a prática do mergulho
Os brasileiros que procuram por paisagens paradisíacas e atividades ao ar livre não precisam ir para Maldivas, Cancún ou qualquer outro destino internacional. Com mais de 8.000 km de costa litorânea, o Brasil reserva boas experiências turísticas para seus habitantes.
Segundo o Ministério do Turismo (MTur), o país conquista viajantes de diferentes partes do mundo por conta do seu cenário e atividades turísticas. Uma delas é o mergulho, que aparece como o segundo principal atrativo do Brasil, perdendo apenas para a alta procura por sol e praia.
Em águas das mais variadas cores e temperaturas, a prática pode ser feita com snorkel ou cilindro, em mar aberto ou em cachoeiras, na presença de cardumes ou tubarões, tudo isso com histórias interessantes. O mergulho em Arraial do Cabo, por exemplo, é feito em águas cristalinas, acompanhado por diversas espécies de animais marinhos.
Para garantir um mergulho seguro, o MTur recomenda procurar por atividades que ofereçam certificação de entidades reconhecidas internacionalmente como a Associação Profissional dos Instrutores de Mergulho (Padi) e a Professional Diving Instructors Corporation (PDIC).
Para quem deseja se aventurar na modalidade, Arraial do Cabo, Ilhabela, Bonito, Fernando de Noronha, Ilha Grande, Porto de Galinhas, Búzios, João Pessoa, Maragogi e Maracajaú são alguns dos destinos ideais para a prática. Todos os locais foram citados no TripAdivisor como favoritos dos viajantes e podem proporcionar boas experiências em cenários paradisíacos no litoral brasileiro.
Arraial do Cabo – RJ
Conhecida por suas águas cristalinas e praias exuberantes, Arraial do Cabo conquista milhares de turistas todos os anos. Além da paisagem, a cidade localizada no litoral do Rio de Janeiro destaca-se como um dos melhores destinos para mergulho na Região dos Lagos.
No local é possível realizar a prática tanto com snorkel quanto com cilindro, o que permite aos mergulhadores o contato com a natureza e restos de naufrágios presentes em mais de 35 ilhas. A diversidade da vida marinha também chama a atenção dos visitantes. Em um dia de mergulho, o visitante pode avistar tartarugas, cavalos-marinhos, arraias, peixes e até mesmo pinguins.
Ilhabela – SP
A Ilhabela, localizada no litoral paulista, também reserva boas experiências para quem deseja praticar mergulho. A região abriga um cenário paradisíaco e já foi citada, inclusive, pelo Ministério do Turismo como um destino tendência no turismo brasileiro.
Mergulhar em Ilhabela proporciona uma experiência enriquecedora. O local é popular para a prática, por conta das diversas embarcações naufragadas, como veleiros, cargueiros, barcos a vapor e navios de passageiros. Além disso, a rica biodiversidade da ilha também é um dos destaques para quem gosta de ter um contato mais próximo com novas espécies.
Bonito – MS
Considerado o polo do ecoturismo brasileiro, Bonito é um destino que atrai turistas de diversas regiões anualmente. Na cidade e arredores, é possível realizar diferentes atividades em um contato imersivo com a natureza.
O mergulho pode ser feito nas águas cristalinas de grutas, cavernas, cachoeiras e rios que reúnem uma ampla variedade de espécies da fauna. Bonito oferece ainda diferentes locais para a prática de flutuação, uma atividade em que o turista segue o percurso boiando, enquanto observa os peixes e a vegetação.
Fernando de Noronha – PE
O arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha é considerado por muitos um dos destinos mais paradisíacos do Brasil. Com 21 ilhas, ampla variedade de corais e espécies de animais marinhos, a região também é indicada para a prática de mergulho.
A temperatura da água, que costuma ter 28°C, e a visibilidade de até 50 metros atraem mergulhadores. Os mais experientes podem, ainda, observar embarcações naufragadas no local, como a Corveta Ipiranga. Além disso, a ilha também possui atividades de flutuação, assim como Bonito.
Ilha Grande – RJ
Uma das regiões mais visitadas do Rio de Janeiro também é opção para a prática de mergulho. Ilha Grande reúne mergulhadores amadores e experientes para a atividade todos os anos nas águas cristalinas do litoral carioca.
A região destaca-se por abrigar uma das maiores concentrações de naufrágios do mundo. A maioria das embarcações é composta de galeões europeus que naufragaram entre os séculos XVI e XIX. Além disso, a atividade também é cercada de espécies marinhas como peixes, tartarugas e corais.
Porto de Galinhas – PE
Porto de Galinhas é um dos destinos brasileiros que recebe um número expressivo de visitantes estrangeiros anualmente. O principal motivo para a forte presença de turistas é a beleza exuberante das praias e as famosas piscinas naturais da região, locais em que ocorre a prática de mergulho.
Mergulhar nas águas mornas e cristalinas de Porto de Galinhas possibilita o contato direto com cardumes e a barreira de corais. A prática ocorre com cilindro e sem necessidade de experiência prévia, uma boa opção para os mergulhadores iniciantes.
Búzios – RJ
O litoral carioca ainda abriga mais opções para a prática de mergulho. Búzios é uma península de oito quilômetros de extensão, localizada na Região dos Lagos, que conta com praias de águas mornas e frias.
O mergulho na região pode ser feito com snorkel ou cilindro de oxigênio. Por conta das correntes oceânicas geladas vindas do sul, a costa recebe a visita de cardumes, arraias, tartarugas e outras espécies que podem marcar presença durante o mergulho no local.
João Pessoa – PB
A capital paraibana também aparece na lista de destinos favoritos no TripAdivisor. João Pessoa oferece diferentes atividades turísticas e, entre elas, está o mergulho nas águas cristalinas da região.
As piscinas naturais formadas entre os arrecifes de corais do município são ótimas opções para mergulhar e ter um contato maior com a natureza. O local abriga diferentes espécies de peixes coloridos que se contrastam com a água e encantam os visitantes que escolhem o destino para a prática de mergulho.
Maragogi – AL
O litoral nordestino aparece mais uma vez como um dos favoritos no TripAdivisor. Maragogi, localizado em Alagoas, possui águas calmas, mornas e cristalinas, cenário propício para a prática de mergulho.
No local, é possível encontrar a atividade para todos os tipos de mergulhadores, dos iniciantes aos mais experientes. As águas carregam riqueza na fauna e flora e também restos de naufrágios que chamam a atenção dos visitantes.
Maracajaú – RN
Para os amantes de natureza, mergulhar em Maracajaú pode ser uma experiência enriquecedora. O cenário marinho no litoral do Rio Grande do Norte é visível durante praticamente todo o ano, devido às águas cristalinas.
Os arrecifes de corais de Maracajaú, também conhecidos como parrachos, abrigam uma rica diversidade de peixes, sendo um local ideal para a prática de snorkelling para iniciantes.
Vamos mergulhar?