outubro/2017 – este é o mais novo recurso entregue pelo Whatsapp para seus usuários Android e IOS.
Pode parecer uma redundância do Google Maps Timeline (GMT), mas não funciona da mesma forma. O GMT anota todos lugares e deslocamentos que seu celular (você) faz e disponibiliza essas informações para pesquisa sem prazo de carência. Nós usamos muito quando em viagem, para poder rever com exatidão onde estivemos e com isso, relacionar fotos e filmes. Assim a produção dos artigos fica bem mais fácil.
Já esta novidade do Whatsapp, compartilha em tempo real sua exata posição com alguém ou um grupo de sua lista de contatos, pelo tempo que você determinar, dentro das opções (15 minutos, 1 hora e 8 horas) e pode ser encerrado a qualquer instante.
Achamos a ideia tão interessante, que produzimos um passo a passo.
Para nós, que estamos sempre em deslocamento, seja por qualquer meio de transporte, é muito bom saber que, alguém mais, sabe onde estamos.
Como funciona?
Escolha entre seus contatos uma pessoa em especial ou um grupo, para quem você deseja compartilhar sua localização em tempo real.
Clique no símbolo do ”clips”, conforme assinalado na imagem ao lado.
Clique então na opção Localização, conforme assinalado na foto ao lado.
A próxima tela oferece duas opções:
– Compartilhar a localização atual e
– Enviar sua localização atual.
Para o nosso objetivo, escolha a opção compartilhar. A opção Enviar localização manda um ponto estático de sua posição somente.
Nesta tela você pode decidir o tempo em que seu deslocamento e localização será compartilhado, dentro as opções de 15 minutos, 1 hora ou até por 8 horas consecutivas (um tempo ótimo para quem está viajando).
Pronto.
O contato escolhido já está recebendo sua posição em tempo real.
Todo deslocamento será registrado, ficando disponível para verificação a qualquer momento pelo seu contato.
O interessante é que seu contato não será bombardeado com seus movimentos. Quando ele desejar atualizar sua posição, basta clicar sobre o mapa para obter a tela detalhada, com todos os recursos de zoom, já conhecidos do Google Maps.
Tanto quem recebe, quanto quem envia, pode cancelar a transmissão a qualquer momento.
Agora seus familiares, ou mesmo alguém que está aguardando sua chegada, podem acompanhar seus movimentos.
Experimente na sua próxima viagem.
No filme a seguir veja uma animação do que explicamos acima e como usar recurso similar no Google Maps