Santa Cruz de Cabrália é uma linda cidade baiana localizada num lugar todo especial. Está situada na foz do rio João de Tiba, protegida por barreiras de coral que transformam e embelezam sua orla com a dança das marés.
Para visitar a região (set/2021), deixamos nosso trailer estacionado no ótimo Camping Mutari. Assim, nosso companheiro de viagens, o Gato Fredy, teria todo o conforto para seus longos cochilos.
Santa Cruz de Cabrália disputa com Porto Seguro e Prado o título de ter sido o local onde os portugueses chegaram no Brasil. No alto do morro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição temos a vista do estuário do rio João de Tiba. No início da ladeira que leva ao alto do morro da igreja, estão disponíveis vários guias locais, que por uma pequena ajuda, vão enriquecer muito sua visita, contando casos e curiosidades, além dos fatos históricos contidos naqueles monumentos e prédios.
Cabrália é uma cidade costeira, onde a grande amplitude de maré controla o tempo do homem que lida com o mar, encalhando e desencalhando seus barcos.
O que visitar em Santa Cruz de Cabrália?
Santo André
Bem ao lado de Cabrália está a vila de Santo André, localizado dentro de uma área de proteção ambiental. Uma balsa nos atravessa (R$18,00) num percurso de 20 minutos muito agradável. A pacata vila oferece várias opções para estacionamento.
Todos os caminhos levam à praia que recebe as águas do rio João de Tiba no encontro com o mar. Aqui escolhemos a barraca Flor do Lácio do Juarez e aproveitamos o dia nesse cenário especial.
Não deixe de olhar as lindas imagens aéreas que fizemos do local no vídeo ao fim do artigo.
Praia de Guaiú
Guaiú fica distante 19 kms após a travessia da balsa. Marque no seu navegador o restaurante da Maria Nilza na praia de Guaiú.
Pegue uma mesa e aproveite mais um encontro de rio e mar. Dessa vez as águas são do Rio Guaiú. Passe o dia curtindo a natureza entre banhos de água doce e salgada.
Reserve o famoso arroz de polvo com a Maria Nilza para a hora que decidir almoçar e aproveite para conhecer a história dessa mulher especial que venceu muitos preconceitos na sua caminhada. Hoje seu restaurante é um atrativo turístico muito procurado.
Não vamos postar fotos dos banheiros do restaurante da Maria Nilza. Isso você vai ter que descobrir pessoalmente. Espere por uma surpresa muito pitoresca, especial e divertida. Aproveite para apreciar as lindas imagens aéreas que fizemos do lugar no vídeo ao fim do artigo.
Coroa Vermelha
Fechando nossa visita na região, fomos a praia de Coroa Vermelha. É durante a maré baixa que toda a beleza do lugar é revelada. A formação de piscinas naturais ocorre com o recuo das águas que aprisionam pequenos peixes. A coloração característica dos corais não é mais observada por conta do intenso pisoteio e a proximidade com a praia. O programa aqui é caminhar pela ponta de areia que liga a praia à barreira de corais. Cuide para não pisar em um ouriço. Melhor que falar é olhar essa beleza num lindo dia de sol.
Aqui nós escolhemos a barraca Cabana Sol e Mar para petiscos e beliscos. O estacionamento do seu carro é gratuito para os clientes. Comemos um peixe assado na brasa em papel alumínio, acompanhado de pirão, farofa arroz e molho muito saboroso.
No vídeo a seguir você vai assistir a um resumo de nossa visita a Cabrália, Santo André, Guaiú e Coroa Vermelha, com lindas imagens aéreas desse cantinho muito especial da Bahia.
Até Breve e Boas Estradas