O turismo na Região dos Lagos, quase sempre, aponta para os mesmos atrativos. São aqueles que estão mais que consagrados e que você, com certeza, já conhece. Que tal então conhecer 3 outros atrativos que fogem do lugar comum?
Ponta do Alcaíra ou Arubinha em Arraial do Cabo
Vamos começar com a Ponta do Alcaíra, mostrada na foto acima. Uma curiosa ponta de areia que adentra a lagoa, ficando mais evidente e acessível aos visitantes durante a maré vazante. Pode ser percorrida a pé sem dificuldades por mais de 700 metros. Que tal planejar uma visita?
O lado direito possui águas bem rasas e transparentes, com piso tomado de pequenas conchas. O espelho d´água é perfeito para a prática do stand up e da vela. Monte sua cadeira, leve sua bebida e petiscos. Não há serviços no local. Não há lixeiras também. Leve tudo que trouxe de volta. Preservar esse paraíso é garantia de que vamos poder revisitar sempre.
Chegar na Ponta do Alcaíra é simples. O Waze ou o Maps levam vc até lá sem dificuldades. Partindo de Arraial ou Cabo Frio, o percurso é inferior a 30 kms. Destes, os últimos 4 são em piso de terra e areia, fácil de transpor por qualquer veículo. Artigo completo.
Ponta do Pai Vitório em Búzios
Um lugar lindo e com algumas lendas, que o faz merecedor de sua visita. Basta pedir ao Waze ou ao Maps que você chega lá sem problemas. Fica a 30 minutos do centro de Búzios, no fim da praia Rasa. Depois que estacionar, uma trilha de 5 minutos atravessa você para a praia.
Uma das lendas conta que uma nau negreira clandestina foi afundada pela armada inglesa próximo a essa ponta de pedra, levando à morte quase que 100% dos negros que se encontravam acorrentados no seu porão. Um único negro conseguiu se salvar nadando até a praia Rasa, tornando-se um pregador da religião cristã. Era um padre rezador africano, muito carismático, respeitado e milagroso. Ficou conhecido como Pai Vitório em lembrança da nau afundada. Sempre subia ao mirante para iluminar a rota de desembarque, evitando mais naufrágios e mortes.
A ponta do Pai Vitório é uma importante formação geológica. Seu terreno é de características únicas na costa brasileira. Possui correlação geológica somente do outro lado do Atlântico, na África, mais precisamente na atual cidade de Lobito, costa de Angola. Artigo completo com dicas de trilha até o mirante.
Ilha do Boi em São Pedro da Aldeia
No canto da praia da Salina uma ponta de areia segue lagoa adentro por aproximadamente 350 metros, até encontrar a ilha do Boi. Estamos na lagoa de Araruama. A qualidade da água estava muito boa. É motivo de esperança ver a transparência dessas águas, se considerarmos que o único acesso ao mar se dá no canal Itajuru, em Cabo Frio.
Da mesma forma, basta pedir ao Waze ou Maps pra te levar até a Ilha do Boi. De Cabo Frio são 21 km, sendo que os últimos 2km são em terra fácil de transpor.
A qualquer hora do dia você pode caminhar até a ilha. Mesmo na maré alta, é possível atravessar. Caso você queira conhecer no dia de maré mais baixa, consulte a Tábua das Marés da região.
O que atrai no lugar é o conjunto da obra. Praia de lagoa com águas calmas e cristalinas, piso de pequenas conchas e pedrinhas sem lodo, amplitude e espaço de sobra para quem vier visitar. Na ilha do Boi, que pode ser percorrida em menos de 5 minutos, vimos vegetação rasteira e cactos. Artigo completo.
Agora você já pode voltar a Região dos Lagos e ter novos lugares para visitar.
Prefere ver em vídeo esse artigo? Fizemos pra você também.
Até Breve e Boas Estradas