07/2013 – Pedra do Baú. Este dia reservamos para subir a Pedra do Baú, localizada no Município de São Bento do Sapucaí. Formação rochosa que se destaca na Serra da Mantiqueira, com 350 metros de altura e 1950m de altitude. Do topo avista-se o vale do Paiol e a serra que divide São Paulo e Minas. De carro chegamos a base operacional, de onde inicia a trilha de aproximação com +- 1 hora de duração. A trilha estava ainda muito encharcada das recentes chuvas.
Escolhemos subir pela face Sul, a direita na bifurcação da trilha. Devidamente equipados (cadeirinha, 2 fitas solteiras, mosquetões e capacetes), fizemos a ascenção sem problemas, mantendo sempre uma fita clipada nas escadas.
Observamos varias pessoas subindo sem q.q. recurso ou proteção, incluindo-se aí pessoas de idade que nos pareceram quase que aterrorizadas pela possibilidade de uma queda. Piso molhado, escadas escorregadias e sujas pelo movimento de sobe e desce aumentam o grau de dificuldade. Se algo sair errado, pode ser fatal. Não caberia aí uma fiscalização? Enfim…
No vídeo abaixo, uma boa ideia do ambiente de subida e sua dinâmica, com bons cliques do cume.
Depois de uma atividade bem intensa (5 horas ida e volta), retornamos ao camping para um bom banho. Pegamos nossos amigos e seguimos para o centro de Campos de Jordão para circular na última noite do Festival de Inverno. Muita pompa e circunstância, muita gente e frio, tudo lotado.
Esta madrugada chegamos a marca de 8 graus negativos. O camping do CCB fica praticamente dentro do Horto Florestal.
Procurando onde ficar em SÃO BENTO DO SAPUCAÍ? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!
A íntegra desta viagem pode ser vista no link a seguir Campos do Jordão – SP