janeiro/2016 – Esta é a nossa segunda visita à região de Gramado e Canela. Estivemos aqui em 2009, turistando e aproveitando o final do inverno.
Desta vez, fomos com nossa casa sobre rodas, estabelecendo nosso acampamento no Camping Gramado. Para ver nossa avaliação sobre este camping, clique no link acima. Enquanto trocávamos o para-brisa de nosso carro, saímos em campo para rever alguns dos belos atrativos do lugar.
Procurando onde ficar em GRAMADO ou CANELA? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!
Resumo do deslocamento: quando deixamos Urubici/SC, nosso destino seria Cambará do Sul/RS, para visitar os, tão desejados, Cânions de lá. Mas, uma pedra no para-brisas modificou nosso roteiro. Como a manutenção só seria possível em Gramado e com a rachadura já atravessando o vidro, alteramos o percurso. Cambará vai ficar para outra oportunidade.
Depois de acampados, fomos rever a Cascata do Caracol e tentar descer até a base da queda, pela escada de 927 degraus. Mas, a exemplo de 2009, ainda estava fechada para manutenção. Não sei dizer se ficou fechada todos estes anos, mas a coincidência foi desagradável.
As agradáveis trilhas do parque levam a outras belas quedas e ao Centro Histórico Ambiental, onde podemos ter uma visão completa da fauna e flora que está presente no espaço protegido.
Dentre as flores nativas, conseguimos registrar as seguintes. Para saber o nome, mantenha o mouse sobre a imagem.
Outro parque que merece ser sempre revisitado, é o Parque da Ferradura, com seu lindos mirantes, amplitude das suas vistas e trilhas. Sentimos falta dos quatis, presentes em 2009.
Aproveitamos e fizemos uma visita ao CCB de Canela (RS-01) que, curiosamente, estava em operação. Uma unidade encravada na mata, com uma beleza impressionante. Veja nossa avaliação no post específico que dedicamos a este camping. Clique aqui.
Junto ao camping de Gramado, fomos conhecer um bar e petiscaria muito agradável, de nome Café da Banca, que também serve um ótimo café da manhã. Oferece uma ampla carta de cervejas nacionais e importadas. Experimentamos a boa Serra Malte, por sugestão do garçom e o chopp Imigração. Para petiscar, escolhemos as Iscas de Filé com molho 4 queijos e os deliciosos Anéis de Lula à Milanesa. Fica na esquina da Rua Venerável com Emílio Leobet, a menos de 100 metros do camping.
Essa parada em Gramado foi mais técnica que turística. Com o para-brisas trocado, reinstalamos a Camper e preparamos o conjunto para seguir para o Uruguai, nosso próximo destino.
Para conhecer as coordenadas de todos os atrativos que visitamos em Gramado e Canela, baixe este arquivo.kmz, e abra no Google Earth.
Para obter o mapa ao lado em tamanho grande. clique sobre a foto.
Veja no filme a seguir o conjunto de todas as cidades que visitamos nessa viagem.
Uma pena não terem visitado os aparados da serra, um dos lugares mais bonitos que já visitamos, recomendo fortemente.
Opa Anderson. Vamos voltar para visitar Cambará do Sul e Aparados da Serra. Obg pela visita