A partir de Cumuruxatiba você pode visitar paraísos como a Ponta do Corumbau e Barra do Cahy. Veja como foi nosso roteiro de 4 dias na região.
Como estamos levando nossa casa sobre rodas, resolvemos deixar o trailer estacionado no ótimo Camping Vista Pro Mar em Prado. A estrada de Prado até Cumuruxatiba não oferecia condições de trânsito para reboque com segurança. Escolhemos a Pousada Axé na Vila de Cumuru para nossa hospedagem. Suítes confortáveis, ambiente muito agradável, “pet friendly”, com café da manhã, restaurante e quiosques pé na areia. A diária do casal foi de R$ 150,00 (valores de setembro de 2021).
A Pousada Axé fica na beira da praia do antigo pier. Essa situação privilegiada oferece aos banhistas serviços de qualidade em razão da proximidade do restaurante e bar da pousada.
Cumuruxatiba significa
na língua Pataxó “grande diferença entre maré alta e baixa”
A amplitude da maré é um dos eventos do dia que mais atrai a atenção do turista. Uma hora a água está aos seus pés e pouco tempo depois está a mais de 100 metros, deixando os barcos encalhados e revelando um fundo de areia repleto de vida marinha, que por sua vez é alimento dos pássaros. Um ciclo natural muito importante para o eco sistema da região.
As águas mornas e os bancos de coral completam o ambiente. A orla é rica em bons serviços. Aguardar o por do sol é um dos programas preferidos. A coloração dourada das águas deixam o cenário pronto para sua foto perfeita.
O que fazer?
Além de curtir a orla de Cumuruxatiba, o que mais você pode fazer? A vida noturna na vila é tranquila. Os inúmeros restaurantes, todos de ótima qualidade, tem como atrativo o cardápio de frutos do mar. Nós aconselhamos que você não saia daqui sem comer o prato símbolo da vila. A mais que deliciosa Moqueca de Peixe. Não faça cerimônias. A moqueca da foto a seguir foi servida no restaurante da Pousada Axé.
Aonde ir?
Nós já tínhamos planejado conhecer dois recantos muito especiais e para cada um, reservamos um dia inteiro.
Ponta do Corumbau
Nós contratamos 2 vagas na embarcação do mestre Antônio Carlos, patrimônio da vila. São mais de 74 anos de vida no local e no mar. Aproveite a beleza da navegação ouvindo os casos que ele tem para contar. Quando menos perceber, já verá a linda Ponta do Corumbau no horizonte. Nós pagamos R$ 120,00 por pessoa pela navegação (valores de setembro de 2021). Contato com a Libra Embarcação pelo telefone 73 3573-1127 ou pelo Whatsapp 73 98811-2748.
Em Corumbau ande mar adentro, até onde a maré permitir (+-700 metros) e, então, vire-se para a terra. Registre a beleza dessa imagem na sua memória e na do celular. De fato um lugar muito especial.
Nós escolhemos o restaurante Panela de Barro para passar o dia e comer um delicioso peixe frito.
A depender da maré, ainda é possível mergulhar nas barreiras de coral para apreciar a vida marinha em mergulhos de flutuação.
Barra do Cahy
Esse é outro passeio que você não pode deixar de fazer. A praia da Barra do Cahy, distante 16 kms de Cumuruxatiba, em estrada de terra em boas condições.
Historiadores sugerem que foi aqui que os portugueses desembarcaram por conta de sua posição em relação ao Monte Pascoal.
Mais um encontro de rio com o mar imperdível. Aqui o rio Cahy deságua na praia, produzindo um ambiente muito especial junto das falésias.
Alternar entre banhos de rio e banhos de mar é o programa do dia.
O serviço do lugar fica por conta do Restaurante da Glória, que também atua como camping. Um lugar que merece mais que um dia para ser completamente aproveitado.
No vídeo a seguir você vai assistir a um resumo de nossa visita a Vila de Cumuru, Ponta do Corumbau e Barra do Cahy, com lindas imagens aéreas desse cantinho muito especial da Bahia.
Agora vamos apontar a proa de nossa casa sobre rodas para Santa Cruz de Cabrália, também na Bahia. Nos vemos lá.
Até breve e Boas Estradas