Fomos atrás de duas cachoeiras que são praticamente desconhecidas por quem mora na cidade de Petrópolis. A da Ponte Funda e a das Sete Quedas.
Ficam quase que exclusivas para os moradores da região de Araras e do Vale das Videiras. Vale a visita, tanto pela beleza das quedas como pelo percurso de 16 kms pela Estrada Bernardo Coutinho, que você pega à partir da rodovia BR-040, sentido Rio de Janeiro. Segue sinuosa por todo o vale, cortando o centrinho de Araras até se encontrar com o centrinho do Vale das Videiras. Coordenadas no fim do artigo.
Veja mais detalhes e fotos destas duas preciosidades a seguir…
Tem gente que afirma que já viu tantas cachoeiras que acabam por se tornar parecidas. Nós discordamos. Cada uma tem sua identidade, seus cortes e recortes, com quedas únicas dentro de um ambiente que as tornam exclusivas.
A primeira que visitamos é a chamada Cachoeira da Ponte Funda. Você alcança a entrada na marca dos 14 kms rodando pela Estrada Bernardo Coutinho. Faz parte de uma Área de Proteção Ambiental, criada por Decreto Federal de 1982.
Nesse pequeno vídeo, você vai ver todo o circuito de água que alimenta essa cachoeira, desde o alto da montanha.
Seguindo pela mesma estrada, por mais 2 kms você chega à Cachoeira das Sete Quedas, também muito agradável. Esta já conta com estrutura de barzinho e cobra R$2,00 de entrada, justificados como taxa de ajuda para manutenção das trilhas internas, limpeza dos poços e retirada do lixo dos usuários. São 7 as quedas, contadas do alto de seu paredão. A água é bem menos fria que a primeira, talvez por isso conte com maior afluência de usuários.
Nesse pequeno vídeo, você vai ver todo o circuito de água que alimenta essa cachoeira, desde o alto da montanha.
Para chegar, anote as coordenadas de cada uma ou baixe o arquivo.kmz para ter a vista aérea das duas cachoeiras através do Google Earth.
- Cachoeira da Ponte Funda, -22.427536°, -43.280496°
- Cachoeira das Sete Quedas, -22.428714°, -43.296384°
Depois de tanta cachoeira, que tal comer umas trutas especiais no Restaurante Trutas do Rocio? Nós fomos lá. Não fica muito longe e é imperdível. Veja nossa visita aqui.
Procurando onde ficar em Petrópolis? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!