ATENÇÃO: Estamos com dificuldades de realizar o rastreamento de nossa unidade. Pedimos cautela na compra do dispositivo. Não conseguimos resposta para nossos questionamentos junto ao fornecedor. Qualquer novidade retornaremos aqui.
——————————————————————————–
O rastreador APPEGO é um dispositivo que realiza todas as funções a que se habilita.
De fato entrega o que promete, combinando pequenas dimensões e peso, com plena capacidade de rastreamento em tempo real.
Nosso principal uso será o de monitorar nosso companheiro e membro importante da família, o gato Fredy, especialmente nas viagens. Mas o Appego resolve outras interessantes demandas, como rastrear seu carro, sua moto, sua lancha, motorcasa, a mochila de seu filho pequeno ou qualquer bem que esteja sujeito a desaparecer sem prévio aviso. Fizemos muitos testes (mar/20) e estressamos os desafios, tanto para o dispositivo físico quanto para o APP que faz a interface com o usuário.
Nas fotos acima o Fredy já está usando a unidade Appego, com o adaptador de coleira (integra o kit). O peso de 35 gramas e as dimensões de 5,6x5x1,6 cm passaram desapercebidas para ele. Vale dizer que o Fredy está acostumado com coleira desde filhote. Mas vamos falar sobre o dispositivo, começando pela compra e pela embalagem. O primeiro contato que tivemos com o Appego foi através de um post no Facebook.
Fomos atrás de mais informações e chegamos ao Grupo C&M Executive que produz e comercializa no Brasil. Aumentamos e leque da pesquisa e identificamos boas referências e comentários de usuários satisfeitos. Compra decidida, mandamos vir nossa unidade, ao valor de R$299,00 (valores de dezembro/2019). Após exatos 16 dias já estava em minhas mãos (Petrópolis).
A vantagem de ler um review está diretamente ligada com as dificuldades que você não precisa repetir.
- Enquanto seu Appego está a caminho, você vai receber um e-mail com o código de ativação de seu dispositivo. Guarde-o.
- O chip (Porto Seguro / Conecta Chip) já vem instalado no dispositivo e funcionando no Brasil. Qualquer dificuldade inicial, basta entrar em contato com o SAC, 0800 4044410 ou Whatsapp +55 11 2592-6525, informando o ID de sua unidade, que você será orientado a concluir a instalação.
- Quando for procurar o aplicativo na PlayStore(Google), AppleStore ou Windows Store, digite “Me Appego”. A instalação é simples e indolor.
- Ao abrir o aplicativo, o código de ativação mencionado acima lhe será solicitado. Esta operação é obrigatória. Ex.: A8BNTT. Crie uma conta de usuário (e-mail e senha). Estas credenciais serão solicitadas sempre que for acionar o App.
- Acesse o site WEB www.meappego.com.br, crie sua conta e ao ser perguntado se adquiriu um dispositivo, inicie o procedimento de pagamento da taxa mensal de R$19,90, pelos serviços de comunicação, vinculando ao ID de seu dispositivo.
- Dê uma carga plena ao seu Appego (8 horas).
Pronto!! Seu Appego está habilitado e sua conta cliente estabelecida. É hora de colocar o brinquedo para funcionar.
Como nosso foco é o controle de deslocamento do Fredy, vamos começar por ele.
Usando o adaptador de coleira (tanto de pescoço como peitoral), liberamos nossa cobaia para seus passeios pela área do camping.
Com o dispositivo ligado, abrimos o aplicativo e solicitamos o rastreamento inicial do Fredy.
O Appego usa duas tecnologias combinadas, para aumentar significativamente as condições de localização do dispositivo.
Através dos protocolos GPS (Global Positioning System) e AGPS (GPS Assistido), o dispositivo usa satélites para obter sua localização. Na falta de sinal o dispositivo adota o LBS (Location Based Services) como contingência, através da triangulação entre antenas de telefonia, menos preciso mas ainda assim muito útil. Toda a comunicação entre o dispositivo e o aplicativo se faz pela tecnologia GSM (Global System for Mobile) e GPRS (General Packet Radio Services), através de SMS (Short Message Service) e Internet. Uma boa sopa de letrinhas, onde o objetivo é ampliar os recursos de rastreamento e velocidade de resposta. Para começar, vamos comandar o primeiro rastreamento do dispositivo. Pressione o símbolo marcado em amarelo na tela ao lado. Nas capturas de tela abaixo, veja o deslocamento do Fredy na tela do aplicativo.
Use as funções de zoom de seu smartphone para aproximar o foco e detalhes do mapa, ou os botões de + e – na tela do App (veja nas telas acima).
Para trocar de mapa para vista de satélite, pressione no símbolo assinalado em amarelo (foto acima). Use novamente os recursos de zoom de seu celular para aproximar até que os detalhes do solo estejam a seu gosto. Há limites para este zoom, por questões de segurança e privacidade. No mapa acima à direita, o Fredy está passeando entre 2 trailers, posição marcada às 16h:32m. Veja nas fotos de tela a seguir, como a movimentação do Fredy foi registrada com bastante precisão e sucesso. Acompanhe as horas e minutos informadas no canto superior direito da tela.
A atualização da posição é obtida pressionando o símbolo assinalado em amarelo na foto ao lado.
Essa função de rastreamento em tempo real lhe permite acompanhar a localização do seu dispositivo a cada 10 segundos, por até 3 minutos ou até 18 posições.
Notamos que a sensibilidade apresentada foi excepcional. Mesmo andando embaixo das estruturas de metalon e lona, o sinal foi facilmente recebido.
O dispositivo é resistente à água. Pode não ser o caso do Fredy que, com certeza, não vai ficar andando na chuva, mas um cão não tem essas limitações. Em testes de submersão, o Appego pode resistir por 30 minutos ou mais em profundidade de até 1 metro, sem alterar seu funcionamento. Classificação internacional IP67, a mesma usada para celulares e tablets.
Na parte inferior da tela do aplicativo, você tem acesso a outras informações em tempo real. Pressione na foto relacionada com seu Appego (no nosso caso é a foto do Fredy) para ter acesso aos seguintes dados:
Da esquerda para a direita e de cima para baixo, vamos analisar cada informação.
GPS ativo; GSM Ativo, endereço da última posição rastreada, nome e gênero ligado ao dispositivo, data e hora do momento, número PIN da medalha extra (vamos ver mais adiante), número do ID único do dispositivo, estado de carga da bateria e a velocidade atual de deslocamento do dispositivo, além da foto vinculada. Pressionando o símbolo de engrenagem junto a foto, você tem acesso a outros parâmetros de configuração que podem ser vistos mais adiante.
Ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com o controle de deslocamento do Fredy, normalmente dentro das redondezas de casa ou de onde estivermos acampando. Mas, como a aplicação do Appego é mais ampla, resolvemos fazer uns testes mais pesados. Chamamos de Voo Cego.
1 – Rastreando o carro. Desligamos o dispositivo e nos deslocamos de carro por mais de 6 kms. Estacionamos, deixamos o dispositivo ligado dentro do carro e saímos para uma caminhada de mais 3 kms, quando então, acionamos o rastreamento. As condições de telefonia eram nulas onde estávamos, mas bastou uma rede Wifi para estabelecer a conexão. Em 15 segundos já tínhamos a posição exata do carro, deixado junto da fonte Judith em Teresópolis.
2 – Rastreando uma bagagem. Da mesma forma, desligamos o dispositivo ainda em Teresópolis. Rodamos mais de 60 kms com o dispositivo dentro de minha mochila. Ao chegar em Petrópolis, ligamos o dispositivo e deixamos a mochila dentro de um armário no interior de casa. Saímos para almoçar no centro da cidade e de lá comandei o rastreamento. Em 10 segundos a resposta veio com precisão.
3 – Queda de Idosos – O sensor gravitacional pode ser configurado para enviar um SOS caso haja uma queda rápida do dispositivo. O nível de sensibilidade pode ser ajustado para menor ou maior, de acordo com seu interesse.
(Para cada aplicação existe um perfil apropriado, que atribui funções e reações ao dispositivo, de acordo com as características do que se está rastreando.)
Chamei de Voo Cego, porque ao desligar o dispositivo, elimino o recurso de posicionamento sequencial durante o deslocamento. Isso dificulta a função de triangulação pelo GPS, já que a última posição não tem qualquer relação com a atual. Mantendo o dispositivo ligado, a tarefa de rastreamento fica muito mais simples.
No carro, escondemos o dispositivo atrás do banco traseiro da pickup. Pode-se fazer um rasgo na espuma e melhorar mais ainda isso. Não esqueça que você vai precisar recarregar a bateria. Portanto não crie dificuldades para você mesmo na hora de resgatar o Appego para carga.
Falando em carga, o tempo estimado de vida da bateria (em torno de 3 dias) tem relação direta com o uso. O dispositivo está programado para entrar em modo de economia de energia, após 90 segundos de atividade. Quando isso ocorrer, os indicadores luminosos se apagarão. Ele será acordado por solicitação de rastreamento feita à partir do aplicativo, ou por uma movimentação forte, similar a uma queda, por exemplo.
Para ligar, basta apertar o botão e segurar por uns 5 segundos. Os indicadores luminosos começarão a piscar. Aguarde de 1 a 3 minutos para que todos os protocolos de comunicação sejam estabelecidos.
Caso o indicador vermelho esteja piscando, seu dispositivo precisa de carga. Desligue-o, pressionando o botão por 3 a 5 segundos e coloque-o na base.
LOCALIZAÇÃO – Luz azul intermitente significa que o GPS está inativo, buscando sinal. Luz azul contínua, significa GPS ativo e operando normalmente. Em caso de total inatividade do GPS, o LBS é ativado automaticamente.
CONECTIVIDADE – Luz verde intermitente significa GSM inativo, buscando sinal. Luz verde contínua indica GSM ativo e operando normalmente.
Luz vermelha piscando indica bateria baixa (menor que 10%). Quando acoplado à base de carregamento, luz intermitente indica que está em processo de carga. Luz contínua indica carga concluída.
O botão SOS tem por finalidade enviar um alerta ao proprietário do dispositivo. Caso o dispositivo seja encontrado por uma terceira pessoa, ela pode comandar o alerta apertando 2 ou mais vezes rápida e consecutivamente o botão SOS (instruções na parte traseira do dispositivo). Em torno de 30 segundos aparecerá, na tela do aplicativo, o aviso de SOS. Caberá ao usuário identificar a localização e decidir ou não pelo cancelamento do SOS, que pode ser comandado remotamente. Em breve o alerta também será sonoro.
Funções disponíveis no menu lateral direito do aplicativo.
- Cerca Virtual Rápida – tem a finalidade de estabelecer um perímetro que pode ser de 50, 100, 500 ou 1000 metros de raio. Caso o dispositivo saia desta área determinada, um alerta é enviado ao aplicativo. Uma tendência mundial no controle de filhos pequenos, que estão entregues aos cuidados de creches ou escolas.
- Limite de Velocidade – De forma similar, você pode determinar um limite de velocidade, que pode ser de 30, 50, 70, 90, 120 e 180 kms/h. Caso o dispositivo ultrapasse o limite, um alerta é enviado ao aplicativo.
- Rastrear – a qualquer momento você pode comandar um novo rastreamento do dispositivo. O tempo de resposta é de aproximadamente 1 minuto.
- Modo Estacionar – coloca o dispositivo em atenção. Caso uma cerca virtual ou limite de velocidade seja rompido, um alerta será enviado.
- Botão do Dispositivo – Nesta opção você pode bloquear o desligamento do dispositivo, evitando que qualquer pessoa interfira ou desative seu funcionamento de forma intencional.
Funções presentes no menu lateral esquerdo.
- Notificações – reservado para envio de notificações(msgs) por parte da rede Me Appego.
- Mapa – reposiciona o mapa na tela, com o dispositivo em destaque no centro.
- Meus Appegos – Lista os dispositivos sob sua administração.
- Tutorial – instruções de uso rápido.
- Loja – ainda em construção.
- Termos Legais – leia quando tiver tempo.
- Suporte – ajuda ao usuário. Ainda não é em tempo real.
- Log out – Fechar o aplicativo. Vai ser necessário fazer novo log in (e-mail e senha) para rastrear seus dispositivos.
Outro interessante recurso incluído no kit Appego, que ainda não está operacional, é a MEDALHA PIN. Muito útil para fixar na gargantilha dos seus gatos e cães.
No caso do animal ser encontrado perdido e sem o seu Appego GPS, basta que o número PIN (Personal Identification Number – único), presente no verso da medalha, seja digitado no site WEB da rede Appego (serviço ainda não disponível).
Todos os dados de contato do proprietário serão apresentados e o proprietário do animal vai ser informado que houve uma pesquisa ligada ao PIN exclusivo. É um recurso adicional que aumenta as chances de sucesso na recuperação de seu amigo de estimação.
Outro recurso interessante, que pode ser muito útil no caso de seu Appego ter ficado perdido numa área rural, sem os desenhos característicos de mapa, é o de habilitar o rastreamento de seu smartphone. Para isso você deve permitir sua localização, nas configurações do aplicativo nos sistemas Android, Apple e Windows. Assim, fica mais fácil de identificar a posição do dispositivo, em relação a sua posição física (direita ou esquerda do celular)
Desconto na Renovação do Seguro – Importante aspecto que deve ser considerado. As seguradoras estão oferecendo descontos de até 25% para veículos rastreáveis.
O alto índice de veículos recuperados pelo sistema é o motivo deste benefício.
O risco de roubos e furtos de veículos está levando o motorista a buscar algumas saídas para não perder seu patrimônio. Os rastreadores de veículos estão se tornando cada vez mais comuns e, segundo a polícia, mostram eficiência na recuperação de carros e combate a este tipo de crime. Porém, o preço dos equipamentos é alto e o motorista paga uma mensalidade para manutenção do serviço. A Porto Seguro é parceira do Appego.
P.S.: Caso saia do país, o pacote roaming está disponível a partir de solicitação junto à C&M.
Gostou?
Quer encomendar um Appego
para seu filho, carro, bicicleta, moto ou animal de estimação?
Clique na imagem abaixo e entre na página do fabricante
Olá: em primeiro lugar sua página está 10. espero que esteja ainda em operação. Você segue usando o rastreador? Estou lendo e pegando a opinião de quem comprou, pois tenho dois cães e gostaria de usar.
Obrigado Maria. SIM. Continuo usando. Dia destes a faxineira nova vacilou e deixou meu Fredy fugir. Enquanto eu estava na oficina cuidando do carro, o aplicativo me alertou quando o gato cruzou a cerca virtual dos 50 metros de casa. Liguei para casa e pus a faxineira para pegá-lo, antes que se afastasse mais. Pelo aplicativo, fui orientando ela até chegar ao gato.
Use sim. Sugiro comprar através do link do artigo. Assim vou poder sortear mais alguns rastreadores. Abs
teste do fred como resposta 1