Turismo Selvagem: tanto aqui como lá 1

Turismo Selvagem: tanto aqui como lá

O Turismo Selvagem, muito criticado e objeto de várias ações de repressão em vários municípios no país, também aborrece os patrícios do lado de lá do Atlântico.

Turismo Selvagem na ilha da Madeira

O Mirante do Guindaste está localizado no distrito de Faial, na Ilha da Madeira, pertencente à Portugal. O acesso à ilha é feito, preferencialmente, por avião ou por Ferry Boat, que é bem demorado. Ocorre que não há campings na ilha e em paralelo, empresas de locação de veículos lançaram a opção de carros com barracas de teto. Daí, para se obter cenas como a da imagem acima, é um pulo. 😒😒

Mirante do Guindaste - Ilha da Madeira

O mirante (chamado de Miradouro do Guindaste) oferece vista privilegiada para o mar, em plataformas transparentes. É claro que não comporta o estacionamento de Veículos de Recreação, ainda mais com o objetivo de passar noites desfrutando do lugar. Mas é o que vem ocorrendo e causando desconforto com os demais frequentadores.

Turismo Selvagem na Ilha da Madeira

O jornal local vem denunciando essa prática não só no mirante, mas também em diversos outros pontos turísticos da ilha. A matéria diz: “Enquanto dezenas de visitantes desciam de um autocarro para apreciar a vista e usufruir da infraestrutura do espaço, uma família acordava tranquilamente e iniciava as suas rotinas como se estivesse num parque de campismo – cozinhar, lavar e estender roupa incluído. Aqui em Portugal isso é chamado de Turismo Selvagem“.
A denúncia partiu de profissionais do setor turístico, nomeadamente guias-intérpretes, que expressam preocupação com o impacto negativo que este tipo de turismo informal está a ter sobre a imagem da Madeira.

O jornal continua: “Estes profissionais alertam para a crescente banalização de comportamentos que desrespeitam os espaços públicos e descaracterizam a experiência turística que a região sempre procurou oferecer: organizada, sustentável e de qualidade.
As imagens divulgadas são prova evidente daquilo que tem vindo a ser relatado, quando as transformações de locais emblemáticos da ilha passam a acampamentos improvisados, sem qualquer controlo ou respeito pelas normas básicas de civismo e higiene.

Enquanto isso a Hertz promove a locação de veículos JEEP com barracas de teto dentro da ilha. Como não há orientação para o usuário, ele vai, voluntária ou involuntariamente, criando esses pontos de conflito que, não demora, vai receber restrições da administração local. E aí perdem todos.

Até Breve e Boas Estradas

Deixe um comentário