Com frequência, recebemos perguntas de nossos amigos e seguidores, sobre a rotina e a nossa convivência com o Fredy, nosso gato e companheiro de viagens, dentro do pequeno espaço da Camper.
Usamos vários recursos que minimizam ou eliminam cheiros e odores característicos do felino.
O Fredy é um gato muito limpo. Banho religioso uma vez ao mês, é escovado todos os dias pela manhã e se consulta de 6 em 6 meses com o veterinário. A cada 90 dias é vermífugo e após cada banho, é tratado com produtos anti-pulgas. Se alimenta com ração de primeira linha, com trato específico para preservação renal (já que o gato é propício a ter insuficiência renal). Tem o volume de água que bebe durante o dia, controlado. Se acharmos que não está bebendo a quantidade ideal, recebe água de forma voluntária, estimulada.
Sempre que retorna de seus passeios, tem suas patinhas limpas com um pano molhado. Cuidados que ajudam a manter a higiene dentro da Camper em boas condições, até porque, o Fredy, tem acesso liberado a todos os cantos. Nossa cama é mantida coberta durante todo o dia. Somente quando vamos dormir, é que a cobertura é retirada, já que o Fredy gosta de tirar sua soneca da tarde na janela superior, onde mantém o controle das redondezas.
Vamos então falar das questões mais críticas, que são a urina e as fezes do Fredy. E junto vem o cheiro característico dos dejetos do gato.
Primeiro fizemos uma porta para gato no banheiro da Camper, onde também fica a caixa de higiene dele, permitindo manter a porta fechada durante a noite. Isso retém o eventual cheiro e o barulho que acontece quando o gato procura cobrir sua urina ou fezes com os grãos de sua caixa. Falando em grãos, usamos o produto chamado “cristais de sílica”, super absorventes. Funcionam como eliminadores de odor, sua absorção é imediata não deixando molhar as patas do gato. Essa propriedade, faz com que o gato não invista muito tempo no uso da caixa. Como o cheiro é rapidamente absorvido, ele abandona a função de tampar seus dejetos. São muitas as marcas disponíveis. Não escolha o micro cristal. Prefira os grãos médios.
O aproveitamento e durabilidade desta sílica, compensa o custo do produto, em relação às opções mais baratas (areia, palha, …).
Além disso, oferecemos, na forma de petiscos e agrados, o produto chamado Churu, da Inaba. São vários sabores e os gatos não resistem. Se vc precisa de atenção, abra um Churu e resolva seu problema. Estes “snacks” podem ser encontrados nas boas PetShops e são muito bem recebidos pelos felinos. Fazem qualquer coisa em troca deles. Os veterinários aprovam seu uso, sem restrições. Cuidado para não substituir a ração, que sempre deve ser a alimentação principal.
A adaptação do Fredy ao pequeno espaço da Camper é perfeito. O gato é um animal que gosta de ter o controle do seu espaço e, sendo ele reduzido, sente-se mais seguro e protegido. O Fredy reconhece a Camper como sua casa e, não importa onde estejamos, sabe que é subindo aquela escada, que estará sob segurança.
Dedicamos a ele boa parte de nosso tempo. Garantimos, ao menos, dois grandes passeios diários. Enquanto estamos fora, ele fica dentro da Camper, com o climatizador ligado, comida e água, tirando sua soneca preferida, entre as 10 e às 15 horas.
Durante as viagens, o Fredy ocupa o banco traseiro da cabine dupla, com sua caminha e sua caixa de transporte, além da sua caixa de higiene. Como só viajamos durante o dia e limitamos as etapas em até 450kms, entre uma soneca e outra, já atingimos nosso destino. Como sempre foi habituado a andar de carro, as viagens são muito naturais para ele.
O Fredy também está acostumado a usar coleira peitoral desde filhote, o que facilita muito o controle durante os passeios. Usa a todo instante sua gargantilha, com todas as informações necessárias para um eventual resgate. Preso a sua coleira, ainda leva um dispositivo Bluetooth que nos informa a qualquer momento onde ele está, através de um APP para smartphone, num raio de 30 metros. Este mesmo dispositivo pode ser usado para localizar suas chaves, sua carteira de documentos e etc… Interessado? Veja mais detalhes aqui.
Diferente do que algumas pessoas pensam, o Fredy não tem o temperamento de gato de apartamento. Participa ativamente das viagens, das descobertas dos novos lugares, novos cheiros, contatos com novas formas de vida. Por fim, cabe ao Fredy a função de reconhecer o lugar onde estamos parando, fazendo uma varredura na região. Ele aponta com precisão qualquer coisa que o esteja incomodando nas proximidades.
Quer conhecer um pouco mais do Fredy? Veja o post exclusivo que dedicamos a ele. Fredy – nosso companheiro. Para conhecer um pouco mais de nosso equipamento, nossa casa sobre rodas, veja o post a seguir: Nosso Equipamento – Carro / Trailer / Camper.
Não levamos animal conosco mas valeu a dica do GPS. Brigadu e bom findi.
Pra vocês também. Muito bom seu post com a viagem de Abadiania/GO a Porto Seguro/BA. Obg pela visita. Abs
Olá, nós temos duas gatinhas, Athena e Cristal. Às vezes, elas também viajam conosco de motorhome. Nosso blog de aventuras é http://familialuzdemotorhome.blogspot.com.br
Abraços,
Francini e Luiz Luz
Oi Francini. Muito material em seu blog. Já estamos pesquisando. Obg pela visita. Mande fotos das gatinhas. Ainda não achei no blog.
Olá! tudo muito lindo, inclusive o gato, temos alguns, mas onde consigo um trailer desse tipo? Onde é fabricado? já tenho a Ranger. Um abraço!
Envie para meu email [email protected]
Opa Paulo. Td bom? Essa Camper é fabricada em Rio do Sul, Santa Catarina. Vc pode acessar direto o site deles em http://www.camperduaron.com.br. Se vc já tem a Ranger (otima pickup), só falta a camper. Vamos para a estrada. Q.q. outra dúvida, estou a sua disposição.
Paulo. Querendo vir conhecer a nossa Camper, fique à vontade. ABs
Ok, mais para o fim do ano entrarei em contato para conhece-los.
abç.
Eu estou com um projeto de viver a full time em um MH, e tem o meu filho… tenho lido muito sobre isso, e apesar de ele ser um gato bem calmo (calmo as vezes até demais) tenho tentado ver a possiblidade dele poder viver comigo em um MH, ele ja tem um ano, para onde eu ando ele esta junto, se tiverem alguma ideia de como começar a inserir até mesmo o uso da trelinha para caminhar gostaria de ideias.
Um grande abraço à vocês.