Rebocar um trailer, considerando todas as variáveis de segurança, legais, matemáticas, de potência, de peso, aerodinâmicas, … pode assustar um possível candidato ao campismo ou caravanismo.
Quando decidimos (final de 2012) adquirir um trailer para rodar por aí, ouvimos muitas advertências e alertas das mais variadas formas e intensidades. Uma das mais frequentes tinha relação com o carro que faria o papel de trator do conjunto.
Os ditos experientes e entendidos nos orientavam a não ingressar nesta aventura sem um carro a Diesel, com no mínimo 2.8 litros, se quiséssemos puxar um trailer de 1 tonelada sem problemas. Essa limitação não parece verdadeira, se olharmos um pouco para o passado recente…
Acreditamos que a questão não está na obtenção do conjunto (carro+trailer) considerado ÓTIMO, mas sim na interpretação correta das limitações de seu conjunto e o respeito a elas. Mesmo as combinações ditas como ÓTIMAS, também possuem suas limitações.
Em 1997 aconteceu a grande “M…” quando nossos técnicos traduziram equivocadamente a palavra “Trailer” do código americano para uso no nosso código. Os condutores foram forçados a migrar para a categoria de CNH “E”. Fábricas fecharam e uma massa considerável de trailers foram abandonadas em campings ou transformados em casa. Nós temos um Motor Trailer Condor de 9 metros parado no Camping de Teresópolis.
Em julho de 2011, a exigência caiu e a CNH B voltou a ser suficiente para rebocar trailers até 3000kg e conduzir motorhomes de até 6000kg. As estradas foram repovoadas por conjuntos dos mais variados.
Em 2020 a bagunça foi restabelecida para desespero de muitos, inclusive nós, que já fizemos o upgrade para CNH D.
Depois de muito esforço e contando com a atuação da ANFATRE, MACAMP, Trailerando e alguns deputados federais e senadores, foi mais uma vez corrigido. Saiba tudo com mais detalhes nesse artigo do MACAMP. Agora está na lei: rebocar trailer com CNH B
O texto já consta na Lei Oficial: § 4º Respeitada a capacidade máxima de tração da unidade tratora, os condutores das categorias B, C e D podem conduzir combinação de veículos cuja unidade tratora se enquadre na respectiva categoria de habilitação e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha menos de 6.000 kg (seis mil quilogramas) de peso bruto total, e cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares. (Incluído pela Lei nº 14.440, de 2022)
Quer saber que peso seu carro pode rebocar? Lei a artigo a seguir: Que peso meu carro pode rebocar?
Voltando ao nosso tema, podemos observar que os conjuntos acima atendem as expectativas de seus usuários.
O espírito do caravanismo é o de viver a vida em liberdade, conhecer seu país, suas estradas, estar em contato com a natureza e, acima de tudo, se divertir. Propositalmente excluí fotos de grandes e poderosos conjuntos (carro+reboque).
Mas qual a equação por detrás?
É claro que questões como: engate homologado para o peso a ser rebocado, equilíbrio dos equipamentos dentro do trailer (veja imagem acima) para evitar sobrepeso na bola do engate (máx. de 100 quilos ou 9 a 11% do peso do trailer), freio inercial ou elétrico em perfeito funcionamento, cabo de emergência e corrente de segurança, precisam sempre estar considerados e bem resolvidos.
Veja no vídeo a seguir uma demonstração do que ocorre quando o peso é deslocado no interior do reboque. Distribuindo o peso dentro do reboque.
Aspectos Legais
Antes de seguirmos adiante, vale esclarecer que todo veículo possui um CMT (Capacidade Máxima de Tração), que significa o quanto de peso ele pode tracionar definido por seu fabricante, mas nem sempre é fácil de achar no Manual ou nas plaquetas afixadas na lataria, coluna das portas ou chassi. Portanto, você deve se restringir ao valor do CMT quando pensar em rebocar um trailer ou carreta (Porque? de acordo com o fabricante, acima do CMT, a estrutura do chassi, freios, motor, caixa de marchas e embreagem serão comprometidos). Caso você se envolva em um acidente, sua garantia ou prêmio de seguro pode ser revogado se esse limite for excedido. Mesmo um policial da PRF pode questionar esse limite e interromper sua viagem, com eventuais multas em sequência. Para você entender um pouco mais da sopa de letrinhas, veja o quadro abaixo.
Os manuais agora estão trazendo com mais clareza a informação de peso máximo a ser rebocado, com ou sem freio próprio na unidade rebocada.
A CMT prescreve a Capacidade Máxima de Tração de um veículo de carga, ou seja, diz respeito ao limite de peso que cada veículo pode rebocar. O valor ainda é medido a partir dos aspectos materiais e mecânicos, a resistência da transmissão, potência, etc. Que peso meu carro pode rebocar?
O que considerar no conjunto lança, munheca e engate? Ao comprar um trailer antigo, procure observar o estado da lança e todos os seus componentes.
1 – Alavanca de freio manual, para usar enquanto o trailer esteja estacionado. É nessa alavanca que também é fixado o cabo de emergência. Este cabo é conectado ao engate do carro. Sua função é acionar o freio de mão do trailer na eventualidade de um desengate acidental.
2,4,5 e 7 – Conjunto da bequilha. Seu movimento vertical deve estar livre e funcional para permitir o nivelamento do trailer quando estacionado e, seu total recolhimento para viagem, através da rotação da manivela. Não deve haver esforço demasiado nesta função.
3 – Munheca – observe se a alça de liberação está funcional e se não há qualquer rachadura aparente. A presença do pino de segurança impede a abertura acidental da alça.
Freio inercial – recurso de segurança indispensável e exigido por lei. É o freio inercial que cuida de parar o trailer, assim que o veículo tracionador inicia a frenagem. Ao ser empurrado em direção ao engate, o freio entra em ação, economizando os freios do carro e evitando que o trailer o empurre. Existem modelos elétricos que cumprem a mesma função, mas tem o custo mais elevado. Veja um conjunto rebocador, lança, munheca e freio inercial, em movimento, no filme abaixo.
Engate – dê preferência, se puder, ao engate removível. Uma lei (suspensa), prevê o uso exclusivo de engates removíveis, como forma de evitar danos aos demais veículos durante as tarefas de estacionamento nas cidades ou numa colisão traseira. De fato, muita gente instala engates em seus carros para evitar que outros veículos encostem nos seus. Mas o que acaba acontecendo é o contrário.
O engate precisa estar homologado para o peso que vai tracionar e, por sua vez, seu veículo também precisa ter condições de suportar o peso vertical e horizontal da função de rebocar. Aconselha-se a não superar os 100 quilos de peso vertical sobre a bola do engate.
Escolha instaladores de confiança e que estejam homologados pelo Inmetro. Contudo, isso não é sinônimo de segurança. Eu mesmo, já passei por sérios problemas ao instalar um engate especial para 1000 quilos no meu TR-4, no melhor dos melhores. Procure saber “porque”, lendo o link acima, e verifique a sua instalação com mais entendimento na questão dos balanços. Veja a Resolução 197 do CONTRAN, que trata e regulamenta a instalação e os instaladores de engates. Engates fora das especificações resulta em multa GRAVE e retenção do veículo.
Uma nova linha de engates vem com a capacidade de rodar 360 graus o seu pino bola. Isso é um fator de segurança muito importante diante de um tombamento do trailer. Evita que o veículo rebocador também tombe quando usando um engate fixo. Verifique se seu instalador homologado já possui essa tecnologia.
Veja neste link a lista de empresas e engates homologados pelo INMETRO
O esquema de ligação padrão da tomada do reboque é o que está desenhado abaixo. A tomada macho do engate é exatamente o seu espelho.
Corrente e cabo de segurança – a corrente é obrigatória. Use uma de boa bitola (não há porque economizar nesse item) e ao instalar, não a deixe com muita barriga (arrastando no chão) porque não vai ser útil no caso de um desengate acidental, nem muito tensionada de forma a dificultar as manobras necessárias para estacionar o trailer em vagas com ângulos fechados. O cabo de segurança tem a função de acionar a alavanca do freio manual do trailer, quando ele se separar do engate acidentalmente. Muito interessante, já que as rodas do trailer vão estar travadas, evitando que ele saia desgovernado indefinidamente.
A cultura de nossos policiais rodoviários com relação a estes equipamentos ainda é pouca, de forma que não notariam na foto da esquerda acima, a falta da alavanca de freio manual. Nas duas fotos, não há cabos de emergência. Procure ter seu equipamento em ordem. Afinal é seu patrimônio e sua vida que estão na estrada. No exemplo abaixo, vemos a preocupação extra com a adoção de 2 correntes. Eu ainda faria seu cruzamento, para servir de cama para a munheca, no caso de um desengate acidental.
Observem que na foto da esquerda (acima), o caravanista ainda se preocupou em travar a alça da munheca com um cordelete, mantendo-a sempre fechada, já que não existe trava de segurança. Eu costumo usar abraçadeiras plásticas para esse fim. São mais fáceis de aplicar e ajustar.
Pêndulo, causas e efeitos. Sugiro a leitura deste artigo antes de pegar a estrada rebocando. A intenção não é lhe assustar, mas passar os limites operacionais que vão lhe manter em segurança.
Alinhamento do conjunto – É comum ver conjuntos rodando desalinhados. Isso leva a inúmeros outros problemas. As fábricas se preocupam em equilibrar todo o recheio de móveis e equipamentos, para permitir uma condução suave. Entretanto, na hora de instalar o engate, essa preocupação parece não ser levada a sério. Vejamos os exemplos abaixo:
Desenho do trailer obtido no Portal Macamp
Muito comum de ver. O principal efeito é a batida da traseira do trailer em quebra-molas e saídas de rampa.
Também bem comum. Neste caso a rodinha da bequilha vai sofrer nos quebra-molas e, a cada pancada, a tendência de soltar a munheca do engate é grande. Além disso, o peso sobre o engate abaixa a traseira do carro e levanta a dianteira. Para veículos com tração dianteira, reduz o atrito e a capacidade de rebocar. Para carros com câmbio automático e tração dianteira, a pouca aderência das rodas no asfalto induz o sistema a erros de interpretação na potência adequada, aumentando o consumo e o desgaste.
A situação acima é a ideal. A altura do engate e o peso da lança sobre o engate (cada engate tem seu limite definido pelo instalador) devem ser os adequados para manter a munheca engatada, sem comprometer a suspensão do carro. Os ângulos de entrada e saída do trailer são os previstos no projeto original. Para se chegar a este resultado, deve-se levar o trailer e o carro ao instalador para o devido equilíbrio.
Se isso não for possível, coloque seu trailer em piso plano, levante as sapatas (sem suspender o trailer) e usando um nível, obtenha o alinhamento correto. Faça a medição até a base da munheca (X) e informe ao instalador. Se houver algum erro, será de milímetros.
Dica – Ao preparar seu trailer para viagem, acondicione malas e tudo que puder sobre o eixo de rolamento, evitando comprometer o peso sobre a lança e o engate.
O trailer de 2 eixos veio para dar mais conforto na tarefa de rebocar. Seu peso fica apoiado no seu próprio chassi, reduzindo o esforço vertical sobre a bequilha.
Entretanto, o alinhamento (nivelamento) horizontal é indispensável para se valer dessa qualidade.
No filme a seguir, mostramos como realizar um engate seguro de seu trailer + carro e damos algumas dicas de manobra, com destaque para a colocação em vagas em marcha ré.
Seja você mais um e venha nos ajudar a repovoar as estradas e campings.
O conjunto ao lado é do amigo Anderson Romão. Food Truck + Livina 1.8 2009 Automática. Ele reclama que a bequilha está pesando muito na bola do engate. Provavelmente a distribuição do peso dentro do Food Truck está desbalanceada, fazendo com que a frente do carro fique muito leve. Para um veículo de tração dianteira, reduz o atrito das rodas no piso, aumentando o consumo e confundindo o câmbio automático. Está em fase de trocar o carro por um mais potente e de tração traseira. Esses Food Trucks deveriam usar rodado duplo, para carregar seu próprio peso vertical. Mas os custos não ajudam, além de reduzir espaço no piso do equipamento. Boa sorte ao amigo Anderson
A seguir fotos enviadas pelos nossos leitores caravanistas.
O conjunto abaixo, do caravanista Daniel, é um Fiat 147, 1977, amarelo, com um barco no teto, rebocando um trailer Turiscar Jóia de 1976, todo original, exceto pelo climatizador no teto e o bagageiro na traseira para transporte de moto. Este 147 tem um motor beirando os 110vc, que é praticamente o dobro do original, a caixa é da Fiorino de 5 marchas, com a primeira reduzida para arrancar em subidas fortes, como na serra. A suspensão foi totalmente modificada para aumentar ao máximo a estabilidade, reduzindo o efeito pêndulo. Os freios também não são originais, sendo os discos dianteiros do Tempra e os tambores traseiros do Uno. “Mesmo com todas essas modificações o mais importante é conhecer os limites do conjunto que se tem nas mãos, sempre manter uma distancia segura do veiculo da frente, sempre frear antes de uma curva entrando já na velocidade adequada, sempre reduzir com freio motor em uma decida usando o freio normal apenas esporadicamente pra não deixar o conjunto ganhar velocidade ou para uma parada mesmo que pra isso tenha que botar uma segunda marcha para descer uma serra muito forte tipo a do Rio do Rastro, e principalmente não se achar confiante demais. É testando os limites que descobrimos que o nosso limite estava um pouco antes do acidente.”, orienta o Daniel.
O conjunto abaixo, do amigo Fenelon de RS, usa um sistema muito interessante para controle do efeito gangorra. É o Four Point Sway Control ($515,00), que tem a função de devolver para o trailer e para o eixo dianteiro do veículo, o peso exercido sobre o engate. O trailer e o veículo passam a se comportar como se fossem um só, eliminando boa parte do balanço.
Muito usado nos USA, este é da marca Equalizer. O trailer abaixo é um Turiscar Vila Rica Residence. Conta também com freios eletro-hidráulicos, controlados a partir da pickup, podendo inclusive, ser freado separadamente do veículo. Essa característica é muito importante para interromper qualquer pêndulo inesperado. Um conjunto de respeito e muito seguro. Parabéns.
Na foto abaixo, o conjunto do amigo Lê Ruivo, RS. Um KC330, puxado por um Corolla 1.8
O conjunto ao lado pertence ao casal Rodrigo e Deisi, de Cachoeirinha, RS.
Trata-se de um KC540, tracionado por uma potente XTerra da NISSAN. Ótima configuração.
Abaixo nosso conjunto na configuração atual.
Mande a foto de seu conjunto para publicar aqui. ([email protected])
Bom dia, estou querendo comprar meu primeiro trailer, tenho um C4 Cactus e um Prisma, ambos 1.6, existe algum trailer que esses carros puxa? Ou terei que trocar de carro?
Olá Andrea. Com esses 2 modelos, não deve passar de modelos como o Apollo 3000 ou o KC270 e 330.
Entretanto, não deixe de olhar no manual de seus veículos, qual a capacidade máxima de tração permitida para reboques com freio, que é o caso desses 3 modelos que citei.
Se vc já tem o CRLV Digital, nele vai encontrar essa informação. No artigo abaixo eu explico um pouco melhor isso.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/que-peso-meu-carro-pode-rebocar.html
Tenho uma Ranger 3.0, será que ela conseguiria carregar um Trailler de 3,1 toneladas?
Opa Luiz. Vai puxar sim. Considere que pode não estar dentro da CMT de tração de sua Ranger. Para entender, leia esse artigo.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/que-peso-meu-carro-pode-rebocar.html
Se sua categoria de CNH é B, vale também ler esse artigo.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/resoluo-789-20-l-vamos-ns-andando-para-trs-de-novo.html
As boas notícias estão nesse outro.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/projeto-de-lei-3942-20-cnh-b-pode-conduzir-at-6000kg-de-pbtc.html
Boas estradas
Bom dia
Estou adquirindo um treiler de aproximadamente 800kg
Pra isso vou puxar co um Duster
Agora a questão, automatico ou cambio manual?
Qual a diferença dos dois câmbios na questao tração
Mover o treiler com um cambio automatico faria com que patinasse o cambio, seria melhor câmbio manual
Olá Vandeval. Bom dia.
Os câmbios automáticos são muito usados nos EUA (por exemplo), na função de rebocador, sem problemas. Entretanto, o cuidado com a robustez das engrenagens por lá é diferente daqui. Nossos câmbios automáticos são concebidos para realizar o mínimo proposto pelo modelo.
Some-se a isso o fato de que sua Duster possuir tração dianteira (se não for o caríssimo modelo 4×4). Vai expor seu câmbio a esforços maiores, principalmente quando estiver subindo uma serra, ou partindo em uma subida molhada. Com o peso do trailer sobre a bola do engate, sua frente levanta, reduzindo o atrito das rodas dianteiras sobre o solo e por consequência, ao patinar, vai exigir mais do conjunto.
Eu, para rebocar, aqui no Brasil, com modelos fabricados aqui, optaria pelo câmbio manual. Perde um pouco de conforto na cidade, mas obtêm mais robustez e controle de força.
Uma ultrapassagem, por exemplo, rebocando, é mais segura tendo a troca de marchas sob seu comando.
Minha modesta opinião.
Grande abraço e boas estradas.
Alguém pode me ajudar, um celta que pesa 820 kilos vai pesar quistos kilos para o rabicho (engate) sendo puxado na subida, suponha que eu pede na subida com o celta no engate, quantos quilos vai me pesar pra sair com ele puxado.?
Opa Bettinho.
Fiquei um pouco confuso. Qual o rebocador que vai puxar esse Celta? Se ele pesa 820 quilos e vc vai instalar um cambão com munheca, para então engatar na bola do engate de seu rebocador, o engate precisa estar homologado para esses mesmo 850 quilos. Me dê mais detalhes.
Abs
Bom dia,
Tenho um Jeep Compass 4×4 a Diesel. Estou adquirindo um trailer com freio, e que pesa aproximadamente 700kg. Não consegui encontrar no mercado nacional, engate para o Jeep Compass, com capacidade de tração superior a 750 kg. Perguntei a vários vendedores, qual o motivo de não se encontrar tais engates, todos responderam que é em função do que está escrito no manual do carro, que a capacidade de tração é de até 400kg, para reboque sem freio, e de até 1.500kg para reboque com freio (confesso que não verifiquei tal informação no manual do carro). Você sabe me informar alguma coisa sobre o assunto?
Você sabe de algum engate para o Jeep Compass, com capacidade de tração superior a 1.000kg?
Tenho o dispositivo de passagem automática nas praças de pedágio (Tipo Sem Parar), agora rebocando o trailer posso continuar usando o dispositivo, para passar nos pedágios?
Opa Jorge. Quanto ao seu Sem Parar, não se preocupe. Pode usar normalmente. Ao passar no pedágio, o sistema percebe a presença de mais eixos e cobra o excedente na sua fatura.
Vc afirma que seu Compass pode rebocar até 1500 quilos com freio. Seu trailer vem com freio e pesa 700 quilos. Vc precisa somente de um engate sob medida. Não adianta procurar no mercado por modelo pronto.
Não sei o estado ou sua cidade, para perguntar nos grupos uma indicação. Em SP eu diria a Bode Engates. No Rio a Santiago parou de fabricar engates.
Já olhou do seu CRLV Digital qual sua Capacidade de Tração? Se está tudo dento dos limites, só falta encontrar uma instaladora de engates homologada, que faça um sob medida.
No link a seguir, o INMETRO divulga uma lista de empresas homologadas para esse fim. http://www.inmetro.gov.br/qualidade/empresas_engate.asp
Me fale sua cidade para consultar os demais amigos da estrada.
Olá, sou associado da ABBV e comecei a seguir o trabalho de vocês.
Muito bacana o tema abordado.
Onde pesquiso mais sobre estes modelos de trailers no Brasil?
Tenho vontade de ter um motorhome, mas um trailer poderia ser uma alternativa no inicio.
O maior repositório de informações sobre campismo e caravanismo é o https://macamp.com.br/
Considere conhecer o que cada tipo de equipamento pode lhe oferecer, suas vantagens e desvantagens frente ao seu estilo de viagem.
Falo um pouco sobre isso nesse vídeo.
https://youtu.be/AkLJWF-678Y
Vi que você falou apenas de trailers. Será que você esclarece um pouco minha dúvida sobre carregar um Camper, tipo o Duaron. Eu penso em comprar uma S10 Flex. Será que vai suportar tranquilo? Fico pensando que a Diesel tem o dobro de torque e é maior a capacidade. A Flex a capacidade é em torno de 800kg.
Opa Marcelo. Uma Camper Duaron igual a nossa (hard top) pesa em torno de 1000 quilos sem carga. Qq pickup vai precisar de reforço de molas ou colocar bolsas pneumáticas na suspensão traseira para ter segurança nessa tarefa. Com certeza eu não pegaria uma S10 Flex para essa função. Muito peso, forte balanço atrás do segundo eixo e balanço lateral por conta do centro de gravidade mais alto. Sugiro pegar uma diesel 4×4. Opte por modelos mais antigos. Melhor custo benefício. São versões mais robustas e com motores menos eletrônicos, o que significa menos manutenções e bem mais baratas em relação aos modelos mais atuais. Quem transporta uma Camper deseja confiança no deslocamento. Se posso sugerir, procure uma Frontier até 2008 (o motor ainda é MWM) 2.8 diesel 4×4 até 180 mil kms rodados. Um tesouro escondido por aí que vai te trazer muita satisfação. Deve estar na faixa de 55 mil.
Veja como fica muito bem adaptada à Camper.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/camper-duaron-hard-top-mais-frontier-28.html
Qualquer outra dúvida estou à disposição.
Boa, ótima dica em. Até então eu não tinha pensado em pegar um carro com mais de 10 anos não. Estava pensando algo em torno de 5, 6 anos de uso. Mas aí é bem mais caro, por isso pensei na Flex, mas realmente não sabia se ia ser funcional. Meu projeto é para 2, 3 anos e a escolha do veículo é o primeiro passo essencial nessa jornada. E quanto ao câmbio, sei que quanto mais manual o carro melhor mas eu ainda tinha esperança de pegar um automático.
Os câmbios automáticos aqui no Brasil não são tão fortes como os que rebocam na Europa ou USA. Se puder optar por um manual, vai ser melhor atendido na tarefa de rebocar.
Possuo um corolla 2004 automatico xei 1.8… posso rebocar sem problemas um treiller andorinha????
Opa Laurindo. Não consigo achar o peso do Andorinha. Tudo vai depender do recheio e do layout, mas poderíamos dizer algo em torno de 900 quilos se estiver todo equipado. Dá uma olhada no manual de seu Corolla e veja o valor de CMT (Capacidade Máxima de Tração) ou peso de reboque com freio e sem freio, para saber se vc está dentro dos limites do veículo (as fichas técnicas disponíveis na internet não tratam desse tema).
Outra forma é verificar o E-CRLV do seu veículo. Lá já vem informando sobre CMT, desde que a fábrica tenha repassado esse valor para o DENATRAN. Explico isso melhor nesse artigo.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/que-peso-meu-carro-pode-rebocar.html
Eu já reboquei por muito tempo um KC380 de 1200 quilos com um TR-4 2.0. Não vejo pq seu Corolla não dê conta do trabalho. Olhe somente se vc está dentro da lei com seu modelo. QQ outra dúvida estou a disposição.
Olá, como saber o peso que está em cima da bola do engate (Fodd Trailler) 1 eixo?
Opa. Para quem não tem uma balança industrial, vc pode usar uma dessas balanças de chão (até 120 quilos), que é usada em casa, e colocar embaixo da roda da bequilha. Deixando o food truck bem alinhado, vai conseguir medir o quanbto a lança está peasando sobre a bola. Claro que serão valores aproximados, mas já dá pra ter uma ideia.