Pneus e todos os códigos escondidos

Pneu, data de fabricação e validade. Preste atenção antes de comprar

data-fab-pneuSempre que compramos um jogo de pneus, quase sempre não prestamos atenção à sua data de fabricação. Pelo menos comigo ERA assim.
Recentemente tive problemas com 2 pneus Goodyear, que com 3 anos e pouco de uso se deformaram completamente. Quando fui correr atrás do fabricante, descobri que tinham mais de 5 anos de fabricação, portanto, sem garantia. Veja como verificar a data de fabricação de seu pneu e não caia nessa.

data-fab-pneu---

Na área de identificação do pneu, encontra-se um número de série composto de 11 dígitos em seguida à palavra “DOT”.
Os quatro últimos dígitos deste número identificam a data de fabricação do pneu (dois dígitos para a semana e dois para o ano). Por exemplo, na imagem acima temos a 42ª semana do ano de 2008. Se somarmos mais 5 anos de garantia (vida útil prevista), teríamos a 42ª semana do ano de 2013 (15 Outubro 2018 até 21 Outubro 2013).

atencaoEntão, fique atento ao comprar pneus novos. Eles até parecem novos, mas podem ter passado mais de ano no estoque da revendedora até chegar às suas mãos.

O prazo de validade máximo de um pneu é de cinco anos após sua fabricação. Após esse período, ele começa a se deteriorar devido ao tempo e aos agentes climáticos como pressão, temperatura e umidade. José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil, explica que os pneus podem aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura pode estar comprometida. “É o caso dos estepes que nunca foram usados. Embora nunca tenham rodado na estrada, foram submetidos à ação do tempo e da temperatura, que podem alterar suas características originais”, observa.

Não compre pneu velho como novo!!

Quer saber tudo mais sobre pneu? Veja este artigo que publicamos em agosto deste ano.

Pneus, tudo que você precisa saber.

Deixe um comentário