Reserva do Taim e Tapes – RS

Reserva do Taim e Tapes – RS

reserva-do-taim

fevereiro/2016 – deixamos o Uruguai pelo Chuí, e a primeira beleza que vislumbramos foi a Reserva do Taim. Gratificante percorrer os 15kms de estrada que corta a reserva e encontrar um, somente um animal atropelado, felizmente.

Os esforços para conter a velocidade dos motoristas tem produzido bons resultados, combinados com as demais ações de orientação e controle da fauna local. Mesmo assim, testemunhamos vários caminhoneiros (ditos profissionais), em ultrapassagens proibidas e em alta velocidade. A ausência plena da PRF nos mais de 9000kms de estrada que fizemos de dezembro a fevereiro, contribui em demasia para a impunidade dessa categoria.

reserva-do-taim-1

reserva-do-taim-2

Nossa passagem pela reserva se deu em horário de sol alto e de muito calor. A profusão de pássaros ainda era grande, mas os animais do banhado estavam reclusos, aguardando horas mais frescas e o vento do final da tarde, que costuma varrer a planície.

reserva-do-taim-3

gaviao-no-taimpassaros-no-taim

A reserva ocupa área de 34 mil hectares. O Taim é um importante berçário de aves migratórias, que viajam milhares de quilômetros, vindas da África ou Antártida. Além das aves, aqui habitam, capivaras, ratões, jacarés, tartarugas, tachás, garças, … Depois deste refrescante encontro com a natureza, seguimos para nosso destino, a cidade de Tapes, RS.

Reserva do Taim e Tapes - RS 1

O município de Tapes fica no litoral da Lagoa dos Patos, sua maior riqueza e determinante para o forte turismo do lugar.

Assim que chegamos a Tapes, fomos interceptados pelo jornalista Ederson, do jornal Regional ClickR, interessado em conhecer um pouco de nosso projeto de vida e viagens. Clique aqui para conhecer a íntegra da matéria. Agradecemos muito pela atenção e pelo belo material.

Ficamos acampados no ótimo Cabanas Camping União. Para ver nossa avaliação, clique aqui.

Reserva do Taim e Tapes - RS 2Reserva do Taim e Tapes - RS 3

Reserva do Taim e Tapes - RS 4Reserva do Taim e Tapes - RS 5

passeio-de-barco-tchutchuca

Na simpática Tapes, além das águas rasas, mornas e tranquilas da Lagoa dos Patos, você pode contratar o passeio de barco Tchutchuca, que navega pela lagoa (Saco de Tapes) com desembarque na margem oposta (Cômoros), ou somente para uma circunavegação.

Colocamos nossas bikes para rodar. Nada melhor que pedalar para você perceber o estilo de vida dos locais.

colonia-dos-pescadores-de-tapes

Por sugestão de nossa amiga caravanista Graça, fomos conhecer a vila dos pescadores e a peixaria do Rubi, para comprar o almoço do dia e os deliciosos bolinhos de peixe.

Cerca de 90 famílias vivem na vila e dependem do resultado da pesca, que ainda é artesanal.

tapes-peixaria-do-rubitabela-peixaria-rubi-tapes

Nossa cozinha prática produziu deliciosos filés de cação enrolados na folha de couve orgânica, compradas de um produtor ao lado do camping.

file-de-cacao-na-folha-de-couve-1file-de-cacao-na-folha-de-couve-2

Reserva do Taim e Tapes - RS 6

Outro ponto de interesse em Tapes é o antigo Parque de Eventos, hoje repaginado como Camping Recanto da Lagoa, onde ocorrem os principais eventos culturais da região e a população local descansa durante os fins de semana na orla da Lagoa dos Patos. Fizemos uma longa visita por lá. Veja o post exclusivo, clicando aqui.

igreja-nossa-senhora-do-carmo-tapes

Por fim, não deixe de conhecer a bela Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo no centro de Tapes.

Em 16 de julho ocorrem as festividades alusivas à padroeira do município

No pouco tempo que aqui ficamos, fizemos muitos amigos. Um dos principais efeitos colaterais de quem adora viajar.

Abaixo à esquerda, o casal Daniel, Flávia e filhos, que vieram conhecer a Camper da Duaron. À direita, Verônica e irmã, colegas de campismo moradoras de Porto Alegre, frequentadoras assíduas do lugar.

Reserva do Taim e Tapes - RS 7Reserva do Taim e Tapes - RS 8

Abaixo à esquerda, o jornalista Ederson do Jornal Regional ClickR, que gentilmente fez uma matéria sobre nosso projeto e à direita, o casal de encarregados do Camping União, Xico e esposa.

Reserva do Taim e Tapes - RS 9Reserva do Taim e Tapes - RS 10

Para conhecer as coordenadas de todos os atrativos que visitamos em Tapes, baixe este arquivo.kmz, e abra no Google Earth.

Veja no filme a seguir o conjunto de todas as cidades que visitamos nessa viagem.

4 Comments

  1. Jair Prandi agosto 1, 2018
  2. Carlos, Gleidys e Fredy agosto 1, 2018
  3. Julio Wandam março 24, 2021
    • carlos março 24, 2021

Deixe um comentário